falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Telebras assume 1,8 mil km de fibras do Exército nos rios da Amazônia - Consecti

Telebras assume 1,8 mil km de fibras do Exército nos rios da Amazônia - Consecti

Notícias
16 dezembro 2022

Telebras assume 1,8 mil km de fibras do Exército nos rios da Amazônia

A Telebras e o Exército assinaram, na noite de quarta-feira, 14/12, um Termo de Cooperação Técnica para uso de fibras óticas mútuas instaladas na Amazônia. Na prática, a estatal volta ao projeto do qual participou quando ainda era Amazônia Conectada, agora repaginado no Amazônia Integrada Sustentável (PAIS).

Segundo informou a Telebras, “o acordo não implicará em transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes”. Mas a empresa fica com a gestão de fibras instaladas pelo Exército, assumindo a manutenção, ponto que se mostrou difícil nos últimos anos.

“O acordo prevê o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica, enquanto o Exército Brasileiro passa a contar com a rede de fibras ópticas da Telebras naquela área para aperfeiçoar as comunicações estratégicas de interesse da Defesa Nacional”, diz o comunicado sobre o termo de cooperação.

Segundo ele, “a Telebras se encarregará pela manutenção e operação de todas as infraestruturas terrestres de telecomunicações da rede subfluvial, e fará seu gerenciamento por meio de seu Centro Integrado de Gerenciamento de Rede (CIGR), em Brasília, disponibilizando ao Exército acesso remoto a toda infraestrutura monitorada”.

Fonte: Convergência Digital