falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Senado convoca ANPD e especialistas para discutir ataque ao ConecteSUS - Consecti

Senado convoca ANPD e especialistas para discutir ataque ao ConecteSUS - Consecti

Notícias
14 dezembro 2021

Senado convoca ANPD e especialistas para discutir ataque ao ConecteSUS

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal vai promover na quarta-feira, 15/12, uma audiência pública para debater a segurança de dados pessoais de cidadãos brasileiros.

Originalmente motivada pelo vazamento de informações de mais de 200 milhões de pessoas em janeiro deste ano, a audiência vai acontecer logo após um ataque à plataforma ConecteSUS, do Ministério da Saúde, que armazena os dados de vacinação dos brasileiros, ocorrido na madrugada da sexta 10/12.

A página e o aplicativo foram afetados e os dados estão inacessíveis. O Ministério da Saúde divulgou no domingo, 12/12, que conseguiu recuperar os dados que não estavam acessíveis.

O requerimento também aponta que, no megavazamento do início de 2021, informações pessoais, inclusive de pessoas já falecidas, circularam em fóruns da internet e incluíam CPF, nome, endereço, foto, score de crédito, renda, situação na Receita Federal e INSS.

Participarão do debate Jeferson Dias Barbosa, gerente de projetos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); Carlos Bruno Ferreira da Silva, procurador da República em Minas Gerais; Patrícia Peck Pinheiro, presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP); e Emilio Simoni, executivo-chefe da empresa de segurança digital PSafe.

Fonte: Convergência Digital