falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Senado agrupa Lei para inteligência artificial com dois PLs em tramitação - Consecti

Senado agrupa Lei para inteligência artificial com dois PLs em tramitação - Consecti

Notícias
07 fevereiro 2022

Senado agrupa Lei para inteligência artificial com dois PLs em tramitação

O projeto de um marco legal generalista sobre o uso da inteligência artificial no Brasil, aprovado na Câmara dos Deputados em 2021 na forma do PL 21/20, vai tramitar em conjunto com outras duas propostas de teor semelhante no Senado Federal.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atendeu requerimento do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), autor do PL 5051/19, que igualmente pediu agrupamento com o PL 872/21, “por tratarem de tema correlato”.

O texto aprovado pelos deputados busca ser principiológico, sob a justificativa de não impactar em potenciais inovações, mas é criticado exatamente por ser demais generalista e não garantir proteções aos direitos dos humanos afetados pelos algoritmos.

Como defendeu o relator na Câmara, Eduardo Bismarck (PDT-CE), quando da aprovação pelo Plenário, em setembro do ano passado, “o momento é de traçar princípios, direitos e deveres, que é o que está no projeto, a responsabilização de agentes de IA.”

Apresentado ainda em 2019, o PL 5051 conta com relator na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Rogério Carvalho (PT-SE).

Fonte: Convergência Digital