falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Segue para sanção PL que institui política de recondicionamento de eletrônicos - Consecti

Segue para sanção PL que institui política de recondicionamento de eletrônicos - Consecti

Notícias
30 novembro 2022

Segue para sanção PL que institui política de recondicionamento de eletrônicos

A Câmara analisou as emendas do Senado feitas ao Projeto de Lei nº 5.991/2019, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. O projeto segue para a sanção presidencial e deve virar lei.

Conforme consta no PL, a política pública será executada via Computadores para Inclusão a partir de dois instrumentos: os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que recolhem e recondicionam os equipamentos obsoletos, e os Pontos de Inclusão Digital (PID), espaços físicos que proporcionam acesso às máquinas e à internet.

Uma das emendas oriundas do Senado, que apreciou o PL em junho de 2021, torna o Computadores para Inclusão uma iniciativa legal. Instituído em 2004 (pelo antigo Ministério do Planejamento), a partir de uma experiência do governo canadense, o programa é atualmente amparado por normas internas do Governo Federal, a exemplo do Decreto 9.373/2018.

Outra alteração no PL, fruto das emendas dos senadores, permite que os CRCs e os PIDs façam parcerias e intercâmbios com escolas e instituições da rede de educação básica, com entidades de pesquisa e extensão e com bibliotecas. O Senado também propôs que os CRCs destinem às escolas da rede pública de educação básica um percentual dos equipamentos – ainda a ser definido em regulamento.

Toda a gestão da ação está a cargo do Ministério das Comunicações. Segundo a pasta, o programa efetiva a política pública de inclusão digital no País e já doou equipamentos para 683 municípios brasileiros.

Impactos

O Computadores para Inclusão é orientado para o apoio e viabilização de iniciativas de promoção da inclusão digital. Segundo o MCom, 17 CRCs estão em funcionamento e são responsáveis pela entrega de máquinas testadas, em condições de uso e desempenho, com programas e aplicativos instalados.

A pasta diz que quase 29 mil computadores já foram recondicionados e doados a escolas, telecentros e outros espaços que atendem a comunidade. Mais de 2.100 PIDs estão distribuídos por 683 municípios brasileiros. O espaço dos CRCs também é dedicado à formação técnica de jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais de 19 mil pessoas já foram capacitadas.

Fonte: Teletime