+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Secretários estaduais dizem que corte na Ciência é desastroso e terá consequências

O Consecti (Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação) decidiu lançar um manifesto para reclamar do corte, pedido pelo Ministério da Economia e aprovado pelo Congresso na semana passada, de R$ 600 milhões previstos para a Ciência.

Nas palavras do conselho, que reúne as secretárias estaduais da área, a medida é preocupante, desastrosa e terá consequências gravíssimas para a continuidade da pesquisa científica e inovação pelas próximas gerações.

No documento, o grupo afirma que a redução nos recursos impacta diretamente os orçamentos estaduais através das fundações de amparo à pesquisa, que terão de bancar a manutenção de pesquisas em andamento e as bolsas suspensas pelo CNPq.

“A pesquisa científica e a inovação são fundamentais atualmente em época de pandemia e são realizadas basicamente na ponta pelos órgãos estaduais (universidades, centros de pesquisa, e empresas) com financiamento local e federal (oriundo de instituições como a Capes, CNPq e Finep)”, diz o manifesto.

Leia na integra o manifesto

https://drive.google.com/file/d/1PYHMf7tHhDI0P9AMw1UmDCK6lr5Qk62x/view?usp=sharing

Fonte: Jornal Folha de São Paulo, 13/10/2021 (adaptada)

Próximos Eventos