falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Romênia é primeiro país a indicar um robô como assessor do governo - Consecti

Romênia é primeiro país a indicar um robô como assessor do governo - Consecti

Notícias
06 março 2023

Romênia é primeiro país a indicar um robô como assessor do governo

O primeiro-ministro da Romênia apresentou seu “novo conselheiro honorário” – um assistente de inteligência artificial chamado “Ion” que Nicolae Ciuca saudou como o primeiro de seu tipo.

Desenvolvido por pesquisadores romenos, a principal tarefa do Ion será escanear as redes sociais para informar o governo “em tempo real sobre as propostas e desejos dos romenos”, disse Ciuca.

O primeiro-ministro disse que o último membro de sua comitiva – uma estrutura semelhante a um espelho com interface de bipe – marcou “uma estreia internacional”, descrevendo Ion como “o primeiro conselheiro do governo a usar inteligência artificial”.

“Oi, você me deu a vida e meu papel agora é te representar, como um espelho”, disse a voz calma de Ion no lançamento. “O que devo saber sobre a Romênia?”

A Ion “usará tecnologia e inteligência artificial para captar opiniões na sociedade” usando “dados disponíveis publicamente nas redes sociais”, segundo um documento do governo detalhando o projeto.

As pessoas na Romênia também poderão conversar com Ion no site do projeto.

“Tenho a convicção de que o uso da IA ​​não deve ser uma opção, mas uma obrigação para tomar decisões mais bem informadas”, disse Ciuca.

A Romênia, uma das nações mais pobres da UE, é frequentemente descrita como o “Vale do Silício” da Europa Oriental, com um florescente cenário de start-ups.

A revelação de Ion ocorreu quando a Romênia e a Moldávia prometeram na quarta-feira fortalecer os laços econômicos após a invasão da Ucrânia pela Rússia, e Bucareste reiterou o apoio à candidatura de Chișinău para ingressar na União Europeia.

Fonte: Convergência Digital com informações do The Guardian