falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

RNP começa prova de conceito de chips eSIM em 15 escolas no Nordeste - Consecti

RNP começa prova de conceito de chips eSIM em 15 escolas no Nordeste - Consecti

Notícias
01 agosto 2022

RNP começa prova de conceito de chips eSIM em 15 escolas no Nordeste

Para dar início ao Programa Internet Brasil, uma Prova de Conceito começou este mês em 15 escolas de seis cidades da região Nordeste: Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). O acesso à internet se dará por meio da distribuição de chips com pacotes de dados de até 20GB. O benefício é destinado aos alunos cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Os chips entregues aos estudantes serão neutros. Isso significa que a RNP poderá definir, de maneira remota, a operadora de internet a ser utilizada em cada celular. Para isso, a entidade contratou três empresas: a Base Telco, para fazer o provisionamento remoto dos chips; além de Dry Company e Nuh! Digital, duas MVNOs, para fornecer os pacotes de dados.

As 15 escolas que participarão da Prova de Conceito já fizeram a adesão junto a suas secretarias. Em breve, os gestores das escolas poderão acessar o portal do Internet Brasil e solicitar o benefício para os alunos que cumpram com os pré-requisitos do programa e tenham interesse em obter o chip de dados móveis. Até 10 mil alunos devem ser beneficiados nessa primeira etapa.

Para ser elegível ao benefício, é preciso atender a três critérios:1) Ser aluno da educação básica a partir do 3º ano na rede pública de ensino e estar cadastrado no CadÚnico; 2) Ter acesso a um celular (próprio ou de alguém da família); 3) Não ter um chip de outros programas do governo.

Fonte: Convergência Digital