falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

RNP abre chamada para bolsas de pesquisa em monitoramento de redes - Consecti

Notícias
30 março 2022

RNP abre chamada para bolsas de pesquisa em monitoramento de redes

A RNP abriu uma chamada de propostas do Programa de Monitoramento de Redes de 2022 para a comunidade acadêmica. O edital tem por objetivo promover o estudo de temas voltados à área, ou a execução de provas de conceito que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de PD&I na área de monitoramento de redes.

As propostas devem ser encaminhadas até dia 25/4. Os projetos selecionados serão acompanhados por membros do Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), coordenado pela RNP com participantes da organização e da comunidade acadêmica.

Os tópicos de interesse do edital são:

Arquitetura de computadores;

Computação em nuvem ou na névoa;

Computação móvel;

Redes de computadores;

Sistemas multimídia;

Comunicação móvel e sem fio;

Telemetria;

Soluções baseadas em programabilidade de plano de dados (p.ex.: linguagem P4);

Internet do futuro.

Ferramentas e Técnicas de Monitoramento:

Métodos e Ferramentas de Disponibilização de Dados

Análise de Dados de Monitoramento

Monitoramento de Aplicações

Todas as propostas aceitas serão contempladas, por 5 meses, com até R$ 1,6 mil mensais para o pagamento de bolsas destinadas exclusivamente aos orientados e de acordo com as regras do Programa de Bolsas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP. Não há previsão de pagamento de bolsa para o orientador, tampouco para aquisição de licenças de software, bens ou serviços para realização do projeto. Os bolsistas deverão ter dedicação ao projeto de aproximadamente 20h semanais e o valor de cada bolsa será de acordo com a titulação do orientado.

Fonte: Convergência Digital