falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas - Consecti

Notícias
05 outubro 2022

Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas

O Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro. A iniciativa foi criada em 2012, com o intuito de incentivar a participação de meninas na ciência. O projeto é gerido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Futuras Cientistas é um programa voltado ao desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das ciências da natureza e suas tecnologias nas áreas de química, física, matemática, biologia e engenharias, destinado a estudantes e professoras de ensino médio de escolas públicas estaduais.

Na edição de 2023, o programa oferece 470 vagas nas 27 unidades da federação. As participantes selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência.

A nova edição terá duração de 21 dias úteis, de 3 a 31 de janeiro de 2023, com total de 100 horas, e será destinada ao processo de familiarização da estudante e da professora com a dinâmica da pesquisa científica. Ao final desse período, o pesquisador-orientador deverá enviar um relatório de avaliação do projeto de pesquisa desenvolvido pela estudante e a professora.

Poderão se inscrever as estudantes que estiverem cursando o segundo ano do ensino médio e professoras do ensino médio de escolas públicas estaduais regulares e de tempo integral com disponibilidade de 30 horas semanais durante o período de realização do programa.

As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas por formulário on-line disponível na página www.gov.br/cetene e no site https://linktr.ee/futurascientistas.

Durante a inscrição, as estudantes de ensino médio deverão apresentar os seguintes documentos: currículo resumido no modelo Lattes, documento com carimbo da direção da escola informando as médias do ano letivo corrente (2022) nas disciplinas de química, física, matemática, biologia e português, ou cópia do boletim escolar do ano de 2022, documento de identidade, CPF, termo de autorização assinado pelo representante legal e comprovante de residência em nome próprio ou do representante legal. As professoras de ensino médio deverão apresentar currículo resumido no formato Lattes, documentos a serem avaliados para pontuação geral do currículo, diploma do curso de graduação, documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A divulgação do resultado final das selecionadas será feita a partir do dia 8 de novembro.

Mais informações em https://linktr.ee/futurascientistas.
Fonte: Agência Fapesp