falecom@consecti.org.br
(11) 3718-6515 (61) 97400-2446

Primeiro cabo submarino entre Brasil e Europa entra em funcionamento - Consecti

Primeiro cabo submarino entre Brasil e Europa entra em funcionamento - Consecti

Notícias
24 novembro 2021

Primeiro cabo submarino entre Brasil e Europa entra em funcionamento

A EllaLink e a Equinix anunciaram nesta quarta, 24/11, que o primeiro sistema de cabo submarino de alta capacidade entre a Europa e a América Latina está em pleno funcionamento. Entregue pela EllaLink aos data centers Equinix em São Paulo, Lisboa e Madri, o novo sistema proporciona um aumento de 50% na performance de rede entre data centers no Brasil, Portugal e Espanha, em comparação com as rotas que antes precisavam transitar pela América do Norte. A redução da latência é um fator crucial para provedores de conteúdo, empresas de cloud e do setor financeiro, nas quais um atraso de alguns milissegundos pode impactar a rentabilidade das operações de trading.

“A BSO oferece infraestrutura de nuvem privada de baixa latência, alto desempenho e alta disponibilidade para clientes no setor de mercado de capitais. Nosso trabalho para conectar os mercados emergentes com outras redes de comércio em todo o mundo gerou resultados significativos para as regiões, mesmo neste estágio inicial. Trabalhando com a Equinix e a EllaLink, sentimos que estamos bem posicionados para garantir que as empresas que desejam acessar o mercado brasileiro tenham tudo de que precisam”, avalia Michael Ourabah, CEO da BSO.

“Oferecer conexões diretas entre a América Latina e a Europa com uma latência de 60ms é um divisor de águas no que se refere a latência transatlântica. Durante estes últimos meses, a EllaLink seguiu trabalhando diretamente com a Equinix para proteger conexões carrier-neutral dos nossos locais PoP nos data centers da Equinix, e agora estamos permitindo que os nossos clientes acessem diretamente os ricos ecossistemas de redes, clouds e provedores de serviços financeiros e de TI que a Equinix hospeda”, diz Diego Matas, Diretor de Operações da EllaLink.

A EllaLink selecionou a Equinix devido à experiência da empresa em fornecer infraestrutura submarina de última geração e também ao seu acesso a densos e ricos ecossistemas de redes, clouds, provedores de serviços financeiros e de TI. A Equinix atua como parceira de interconexão em mais de 40 dos projetos de cabos submarinos.

“Mais dados do que nunca estão sendo produzidos e processados agora — e praticamente todos os bytes de dados que se movem pela internet tocam um cabo submarino. Como resultado disso, as organizações exigem acesso a redes de alta capacidade e baixa latência, capazes de conectá-las a data centers em todos os oceanos com os mais altos níveis de confiabilidade. É aí que a Equinix desempenha um papel fundamental e oferece uma enorme vantagem aos seus clientes. Qualquer usuário de uma rede de cabos submarinos que desemboque em um dos nossos terminais de data center global tem acesso imediato e de baixa latência a uma série de ecossistemas do setor dentro da Equinix”, esclarece Jim Poole, VP de Business Development da Equinix.

Fonte: Convergência Digital