falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Primeira remessa de chips do Internet Brasil começa a ser entregue nas próximas semanas - Consecti

Primeira remessa de chips do Internet Brasil começa a ser entregue nas próximas semanas - Consecti

Notícias
25 novembro 2022

Primeira remessa de chips do Internet Brasil começa a ser entregue nas próximas semanas

A primeira remessa, de 6,25 mil chips, do programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação (MEC), começará a ser entregue nas próximas semanas em Mossoró e Caicó (RN); em Caruaru e Petrolina (PE); e em Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB). Alunos de 15 escolas da rede pública de ensino básico, a partir do 3° ano, terão acesso ao 4G gratuitamente.

Os seis municípios fazem parte da Prova de Conceito (PoC) executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Neste projeto-piloto, até 10 mil estudantes devem ganhar chips neutros, que podem ser usados dentro e fora das unidades escolares. O pacote de dados (franquia) de 20 GB será renovado mensalmente, de forma automática.

Os chips neutros são similares aos tradicionais, mas com a tecnologia eSIM embarcada, de forma a permitir a ativação ou desativação a partir da central da RNP. Em caso de necessidade, é possível mudar a operadora remotamente, em acordo com os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo a RNP. A gestão dos chips é realizada garantindo a privacidade das atividades online dos alunos e suas famílias.

O programa Internet Brasil tem objetivo de complementar os estudos dos alunos para fora de casa, além de democratizar o acesso à Internet, já que ele não precisa ser utilizado estritamente para fins pedagógicos.

Fonte: Teletime