falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Porto Alegre é líder em velocidade 5G entre capitais; veja ranking completo - Consecti

Porto Alegre é líder em velocidade 5G entre capitais; veja ranking completo - Consecti

Notícias
17 maio 2023

Porto Alegre é líder em velocidade 5G entre capitais; veja ranking completo

Um novo relatório da Opensignal sobre a performance do 5G nas capitais brasileiras apontou uma velocidade média de download de 250 Mbps entre as 27 cidades – com destaque para a gaúcha Porto Alegre, que liderou o ranking com 408 Mbps registrados.

Teresina, Curitiba, Florianópolis e Brasília também obtiveram bons desempenhos na medição (ver detalhes no quadro abaixo), seguidas de São Paulo, que ocupou a sexta colocação na velocidade de download. Ao todo, 21 das 27 capitais registraram mais de 300 Mbps no indicador.

202305_bra_state_capitals_1-scaled-e1684265023231-1024x456

Na outra ponta do ranking, Macapá registrou a performance 5G “menos” robusta (257 Mbps), seguida por Manaus e Boa Vista. As “diferenças substanciais entre as cidades” em termos de velocidade de download foram destacadas pela Opensignal – que ainda assim sublinhou o impacto positivo do uso da faixa de 3,5 GHz no aumento das performances.

Distâncias significativas entre cidades também foram constatadas no upload 5G (ainda bastante assimétrico diante do download). A capital melhor posicionada foi Belo Horizonte, com 39,1 Mbps oferecidos pela rede de quinta geração. No caso da última colocada São Luís, o indicador marcou 18,8 Mbps na velocidade de upload.

A empresa de medição de performance realiza as aferições com auxílio de aplicativos parceiros instalados em smartphones de usuários. As coletas para o novo relatório da Opensignal foram realizadas entre janeiro e março de 2023.

Disponibilidade e latência

Dois outros aspectos destacados no relatório passam por latência e disponibilidade nos serviços 5G. Neste último caso, a indicação é de uma cobertura de quinta geração ainda no estágio inicial. “As pontuações de disponibilidade em 5G nas capitais do Brasil variam de 5,8% em Aracaju a 14,8% no Rio de Janeiro“, notou a Opensignal.

Já a latência foi evidenciada na análise sobre experiência para games. “A baixa latência é essencial para jogos móveis multijogadores, pois garante uma sensação de controle sobre o jogo e nenhum atraso perceptível para os jogadores. São Paulo venceu na categoria com uma pontuação de 88,1 pontos em uma escala de 100 pontos”, notou o documento.

BH, Rio de Janeiro e Curitiba também contam com taxas “excelentes” de experiência para jogos móveis. Doze outras cidades (incluindo Brasília) tiveram desempenho considerado bom e 10, uma experiência razoável. Já em Macapá a latência foi considerada ruim para games online.

Fonte: Teletime