falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Pesquisadores brasileiros criam camada de proteção para fibra óptica - Consecti

Pesquisadores brasileiros criam camada de proteção para fibra óptica - Consecti

Notícias
14 fevereiro 2023

Pesquisadores brasileiros criam camada de proteção para fibra óptica

Um grupo de cinco pesquisadores do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW-Unicamp) desenvolveu um dispositivo para encapsular as fibras e dar a fibra ótica mais robustez. Conforme o pós-doutorando em física Jonas Henrique Osório explicou ao portal Inova Unicamp, o encapsulamento atua a fragilidade, porque se coloca essa fibra dentro de uma cápsula e essa cápsula ainda pode ser permeável ao gás. Do ponto de vista da fibra, ela está protegida, segundo um dos inventores.

A cápsula é feita de material polimérico e impressa em uma impressora 3D que, segundo o pesquisador, por serem estruturas de uso comercial, tornam a invenção barata e de fácil acesso. Ele diz que são materiais muito baratos. A fibra óptica é produzida em quilômetros por dia, custa centavos de dólar por metro.

Além do custo-benefício, outra vantagem apontada pelos pesquisadores foi o método de encapsulamento, que consiste em um processo de colagem da fibra dentro da estrutura, o que facilitaria para a indústria, que já poderia adquirir o material completo. Esse trabalho, de encapsulamento com impressora 3D em fibras ópticas afinadas, é o primeiro a ser realizado na área, segundo publicou o site da Unicamp.

O dispositivo ainda não está disponível no mercado, mas a tecnologia pode ser licenciada por empresas interessadas no desenvolvimento de um produto para o mercado.

Fonte: Convergência Digital