falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Pesquisadora Márcia Barbosa será Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI - Consecti

Pesquisadora Márcia Barbosa será Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI - Consecti

Notícias
10 fevereiro 2023

Pesquisadora Márcia Barbosa será Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta quinta-feira (9) dois novos secretários. A pesquisadora Márcia Barbosa será nomeada secretária de Políticas e Programas Estratégicos. Já o ex-senador Inácio Arruda vai ocupar o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. As nomeações devem ser publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União.

 

Márcia Barbosa possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professora e pesquisadora. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS), Márcia foi escolhida pela revista Forbes em 2022 como uma das 16 cientistas brasileiras que fizeram história. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Por seu trabalho em prol da ciência, foi condecorada com a Medalha do Mérito Científico como Comendadora em 2018.

 

Nascido em Fortaleza (CE), Inácio Arruda é eletricista formado pela Escola Técnica Federal do Ceará e servidor do Tribunal de Justiça do Ceará. Possui longa trajetória política, tendo sido vereador, deputado estadual, deputado federal por três mandatos, senador da República e secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, cargo que ocupou por oito anos.

 

Foto: Lia de Paula - Agência Senado

Fonte: MCTI