falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Pesquisa revela que empresas não cumprem requisitos para serem sustentáveis - Consecti

Pesquisa revela que empresas não cumprem requisitos para serem sustentáveis - Consecti

Notícias
12 janeiro 2023

Pesquisa revela que empresas não cumprem requisitos para serem sustentáveis

Pesquisa da Fujitsu revela que há uma lacuna entre a percepção da preparação para a ‘Transformação Sustentável¹ (SX)” e a realidade do estado atual em muitas empresas. Realizada em parceria com FT Longitude, divisão especializada em pesquisa e marketing de conteúdo do Financial Times Group, o estudo indica que o impacto da sustentabilidade é a prioridade número um para os entrevistados e que pretendem aprimorar os três pilares da SX: ambiental, econômico e social.

A pesquisa entrevistou mais de 1.000 líderes empresariais e do setor público em agosto de 2022 e mostra que poucas companhias, de fato, concluíram iniciativas importantes. O estudo sugere que muitas delas não chegaram tão longe quanto pensam, apesar da importância que acreditam que a sustentabilidade tem para o futuro.

Cerca de apenas 26% das organizações pesquisadas implementaram iniciativas de saúde e bem-estar para os funcionários e apenas 12% estão usando ou criando produtos neutros em carbono. Além disso, apenas 12% buscam apoiar iniciativas de diversidade e inclusão e somente 5% estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório identifica que 68% das empresas afirmam que a SX não será um sucesso sem investimentos significativos em tecnologia e 42% disseram que precisam de ajuda para transformar a tecnologia legada. Embora 61% das organizações acreditem ter feito progressos substanciais em suas jornadas avançadas de sustentabilidade, menos de uma em cada dez concluiu os requisitos mandatórios para isso, tais como: desenvolver cadeias de suprimentos sustentáveis (9%), zerar emissões de carbono (2%) e se preparar para emergências ambientais (7%).

Fonte: TI Inside