falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Na 19ª SNCT, MCTI realiza a etapa final da Olimpíada do Bicentenário da Independência - Consecti

Na 19ª SNCT, MCTI realiza a etapa final da Olimpíada do Bicentenário da Independência - Consecti

Notícias
02 dezembro 2022

Na 19ª SNCT, MCTI realiza a etapa final da Olimpíada do Bicentenário da Independência

Os alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil que passaram pelas 3 fases da Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil tiveram a oportunidade de participar da etapa final da Olímpiada. A etapa aconteceu durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, (SNCT), em Brasília (DF). Dos 50 estudantes que participaram da etapa final, 6 foram os grandes vencedores da Olimpíada.

O diretor de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Lavouras, afirmou que é um momento de “celebração”. Segundo ele, os estudantes presentes representam os mais de 15 mil alunos inscritos na Olimpíada. O objetivo da olímpiada é provocar uma reflexão não só sobre a importância do marco da Independência do Brasil em si, mas também sobre todos os desdobramentos num espectro mais amplo que o histórico.

A iniciativa, que visa estimular a difusão de conhecimento em diversas áreas, é realizada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação, Turismo e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para a diretora de Popularização da Ciência da UFMS, Lia Brambilla Gasques é a realização de um sonho “Estar aqui hoje com vocês é a realização de um sonho. Que possamos difundir cada vez mais as olimpíadas. A educação é a melhor ferramenta para a evolução.”

Antes de começar a última etapa da Olimpíada alunos destaques foram chamados ao palco para receber medalhas. Eles receberam as medalhas do secretário de Articulação e Promoção da Ciência Substituto do MCTI, Carlos Antunes, da coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copseski, pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Marcelo Pereira e do presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação do Senado, senador Rodrigo Cunha.

19ª SNCT

A 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre até o próximo domingo (4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).  A Semana tem o objetivo de mobilizar a população, em especial criança e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a edição deste ano da SNCT conta com mais de 100 estandes de todas as unidades de pesquisa vinculadas ao ministério, além de instituições públicas e privadas. A entrada é gratuita e a expectativa é receber cerca 5 mil visitantes por dia.

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília/DF

Data: Até 4 de dezembro

Segunda-feira a sexta-feira: de 8h às 18h (quarta-feira até as 19h)

Sábado e Domingo: de 9h às 18h

Acompanhe a semana pelo Canal do Youtube do MCTI em https://www.youtube.com/@mcti

Fonte: MCTI