falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Ministério da Economia vai decidir futuro da sala limpa do CEITEC - Consecti

Notícias
03 março 2022

Ministério da Economia vai decidir futuro da sala limpa do CEITEC

Caberá ao ministério da Economia definir o que vai acontecer com a sala limpa do CEITEC, que ficou fora do escopo do negócio envolvendo a Softex, que assume a gestão da política pública, inovação e patentes da estatal de chips. A sala limpa, garantiu nesta terça-feira, 01/03, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, não faz parte do negócio. Fontes ouvidas pelo Convergência Digital informam que há duas fabricantes interessadas, entre elas, IBM e Positivo.

“Quem vai decidir futuro da sala limpa é a Economia”, falou Pontes. Em outubro passado, o governo disse ter uma avaliação feita pela Caixa Econômica Federal para vender o terreno e o prédio do CEITEC por R$ 78 milhões. A  secretária do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, disse à época, que esperava um comprador interessado em manter a sala limpa em operação.

O governo negocia a propriedade do terreno com a prefeitura de Porto Alegre (RS). “A ideia é fazer uma permuta com a prefeitura de Porto Alegre – a SPU [Secretaria de Patrimônio da União] tem outros terrenos para oferecer. E eles tem interesse na permuta porque se viabilizarem conosco a venda de todos os ativos a gente continuará tendo uma empresa ali funcionando. Que é importante ser desenvolvida, mas por empresas privadas.”

Fonte: Convergência Digital