falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

MCTI busca ampliar parcerias científicas com Uruguai - Consecti

Notícias
30 janeiro 2023

MCTI busca ampliar parcerias científicas com Uruguai

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, se reuniu com o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Pablo da Silveira, em viagem oficial ao país vizinho, na última quarta-feira (25), para fortalecer a cooperação nas áreas da agropecuária, tecnologia de softwares e formação acadêmica. A ministra Luciana Santos integrou a delegação que acompanhou o presidente Lula na viagem oficial à Argentina e ao Uruguai entre 22 e 26 de janeiro.

Um dos pontos defendidos na reunião foi a ampliação de convênios de pós-graduação na área de biotecnologia, no âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO). “Nós já temos um histórico com a política de ciência e tecnologia com o Uruguai por meio do CABBIO que vem desde a década de 1980. De lá para cá, já foram 5,5 mil pessoas formadas nessa área”, explicou a ministra. “O ministro do Uruguai pretende ampliar os convênios de pós-graduação e fazer maior cooperação junto às universidades”, completou.

O Centro é um programa de integração regional que busca consolidar a cooperação entre Brasil, Argentina e o Uruguai para ampliar conhecimento no âmbito da biotecnologia, com chamadas públicas lançadas simultaneamente nos três países. O MCTI, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é responsável pela elaboração dos editais para projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação e projetos de cursos de curta duração na temática de biotecnologia.

Agropecuária e softwares

Além disso, outro ponto de destaque no encontro foi a área da agropecuária. “Esta é a principal vocação econômica do Uruguai e, a partir disso, eles têm muito acúmulo de desenvolvimento tecnológico nessa área”, disse Luciana Santos. “Não é vinculado diretamente ao MCTI, mas faz parte do sistema de ciência e tecnologia, que é a Embrapa. Queremos fazer uma interação maior, que hoje é praticamente insignificante”, acrescentou.

Na área de softwares, o Brasil e o Uruguai também têm potencial para fortalecer parceria. “No Uruguai, eles têm muita expertise, mas não têm escala, há uma demanda que eles não conseguem dar conta. Podemos somar forças com o que há no brasil de capital humano nessa área “, pontuou a ministra.

Ainda em Montevidéu, a ministra participou de reunião do presidente Lula com a prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. Em seguida, o presidente recebeu o prêmio “Más Verde” por sua trajetória em defesa do meio ambiente.

Fonte: MCTIC