falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Liquidação do CEITEC é oficialmente suspensa pelo MCTI - Consecti

Notícias
03 janeiro 2023

Liquidação do CEITEC é oficialmente suspensa pelo MCTI

A liquidação do CEITEC, estatal de semicondutores brasileira, está oficialmente suspensa. O anúncio foi feito pela nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “A liquidação está suspensa. Vamos pensar uma política nacional de semicondutores clara e eficiente para o Brasil. Mas o CEITEC não será fechado”, afirmou na cerimônia de posse nesta segunda-feira, 02/01. O MCTI, aliás, foi o único ministério que teve transmissão de cargo.

O ex-ministro Paulo Alvim fez questão de participar. “Essa é a casa de fazer o bem, onde se faz muito com pouco e onde se erra porque se tenta fazer. Aqui tentamos tudo pela Ciência e Tecnologia. Eu me orgulho de passar o bastão do ministério para a primeira ministra mulher”, afirmou Paulo Alvim, que agradeceu as equipes de trabalho. Luciana Santos não poupou críticas ao Governo Bolsonaro.

Enfatizou que houve um apagão no financiamento à ciência, além do negacionismo e da perseguição aos cientistas. E sustentou: a recuperação do orçamento federal para a Ciência e a execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT – são urgentes e ações imediatas. “Vou pedir ao presidente Lula a revogação da MP 1136 que contingenciou o FNDCT até novembro de 2026, enquanto a Lei diz que é proibido contingenciar. Precisamos provar que Ciência e Tecnologia é uma política de Estado”, disse.

Luciana Santos informou ainda que o MCTI conduzirá projetos interministeriais com a Indústria e Comércio, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e com a Educação, do ministro Camilo Santana. E aproveitou a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para dizer: “Queremos muito projeto em comum com o BNDES e precisamos de recursos”.

A ministra- primeira mulher a ocupar o cargo – garantiu que está determinada a enfrentar os desafios. “Temos um povo talentoso e capaz. Temos de aproveitar a inteligência brasileira. A ciência é um substantivo feminino. Vamos lutar pela ciência”, completou.

Luciana Santos também não anunciou a sua equipe na cerimônia de posse, mas nomes que fizeram parte do MCTI como José Gontijo, que estava à frente da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação e formulador da estratégia de transformação digital e e da política para Internet das Coisas, e Henrique Miguel, que estava na mesma secretaria e com conhecimento em produção nacional e em TICs, foram exonerados.

Fonte: Convergência Digital