falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

GreenPlat lança plataforma de gestão ambiental para empresas de tratamento de água e efluentes - Consecti

GreenPlat lança plataforma de gestão ambiental para empresas de tratamento de água e efluentes - Consecti

Notícias
09 setembro 2022

GreenPlat lança plataforma de gestão ambiental para empresas de tratamento de água e efluentes

A GreenPlat, startup brasileira criadora do software SaaS PlataformaVerde para gestão ambiental, que faz o controle e a rastreabilidade de cadeias produtivas para empresas e governos, amplia seu escopo de atuação e lança a PlataformaAzul, inédita no Brasil para gestão hídrica. A novidade vai impactar as empresas de saneamento públicas e privadas, que passam a contar com uma solução SaaS (software como serviço) de gestão e monitoramento de efluentes que engloba rastreabilidade e o atendimento ao compliance ambiental.  

A PlataformaAzul vai aumentar a facilidade, visibilidade e eficiência das operações de saneamento ao monitorar e direcionar de forma organizada e transparente os efluentes para as estações de tratamento mais adequadas geográfica e operacionalmente. Além disso, será uma ferramenta importante para as concessionárias prospectarem novas oportunidades de tratamento de água e efluentes oriundos do setor privado, isso porque a plataforma permite mapear as empresas e locais que geram efluentes sanitários ou não — oriundos, por exemplo, de cozinhas industriais, condomínios sem captação de esgoto, chorume de aterros, restaurantes, locais com banheiros químicos, entre outros – que precisam e tem a obrigação legal de serem destinados e tratados corretamente para não causar impacto ambiental.  

“A PlataformaAzul vai proporcionar transparência, visibilidade, eficiência e digitalização na questão dos efluentes e águas, uma revolução semelhante à solução tecnológica que consolidamos no que diz respeito aos resíduos sólidos”, afirma Chicko Sousa, Fundador e CEO da GreenPlat. “Ou seja, iremos utilizar a mesma tecnologia usada em resíduos por mais de 3 mil empresas, com apenas alguns ajustes para adequar ao sistema de controle de saneamento”, completa Chicko.  

O software também permite gerenciar o tratamento de efluentes não domésticos de uma forma completa: desde identificar os geradores de efluente e conectá-los a companhias de tratamento de efluente até o gerenciamento das etapas de cadastro, contratação, análise de viabilidade de tratamento, cadastro de transportadores e veículos, emissão de MTR (integrado com o órgão ambiental) e geração de relatórios.   

“Há dados que mostram que cerca de 380 bilhões de metros cúbicos de água podem ser recuperados só dos volumes anuais de esgoto produzidos. No que diz respeito a saneamento básico, no Brasil, apenas 50% do volume de esgoto recebe tratamento, o que equivale a mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto in natura despejados diariamente no meio ambiente”, salienta o CEO da GreenPlat.  

PlataformaAzul já é a opção da Ambiental Metrosul

A primeira concessionária de saneamento a contar com a tecnologia e versatilidade da nova “PlataformaAzul” é a Ambiental Metrosul, Companhia da AEGEA, o maior grupo privado de saneamento do Brasil. Constituída para operar a PPP de saneamento da região metropolitana de Porto Alegre, a Ambiental Metrosul trata os efluentes de sete cidades em seis estações de tratamento. Com a PlataformaAzul, a Ambiental Metrosul passa a receber de forma organizada todos os efluentes nas diversas estações, aumentando a eficiência das operações. 

Estratégia de crescimento 

O novo braço “azul” da GreenPlat faz parte da estratégia de expansão da Companhia, que este ano completa seis anos de atuação no mercado. “Continuaremos focados em soluções que garantam ambientes mais saudáveis e o tratamento e preservação de recursos naturais, mas que também proporcionem às empresas redução de custos, maior produtividade, conformidade ambiental e retorno financeiro”, destaca Chicko Sousa. 

A empresa vem investindo desde o início de 2021 para levar ao saneamento ambiental todo o know how e o uso pioneiro da arquitetura blockchain que fazem da PlataformaVerde, a solução mais premiada nacional e internacionalmente no setor e escolhida por mais de 3.000 empresas no País. 

Fonte: TI Inside