falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Governo Lula: GT de transição de C&T pede o fim da liquidação do CEITEC - Consecti

Governo Lula: GT de transição de C&T pede o fim da liquidação do CEITEC - Consecti

Notícias
09 dezembro 2022

Governo Lula: GT de transição de C&T pede o fim da liquidação do CEITEC

O Grupo de Trabalho de Transição de Ciência e Tecnologia solicitou nesta quinta-feira, 08/12, ao Governo Lula que encerre a liquidação do CEITEC, decisão tomada pelo Governo Bolsonaro. “O CEITEC é a única empresa brasileira que projeta e fabrica chips. Ela pode e deve ser usada pelo Estado para incentivar a produção de chips. Apesar do desmonte iniciado, há tempo para recuperar o CEITEC”, garantiu o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

A forma de fazer o CEITEC, localizado no Rio Grande do Sul, se recuperar – havia um déficit em torno de  R$ 20 milhões – é gerar ações de Estado como o incentivo aos bancos de economia mista, como Caixa Econômica e Banco do Brasil comprarem chips para seus cartões e a Casa da Moeda dar preferência aos chips nacionais na produção dos passaportes.

“O CEITEC estava fazendo chips de rastreabilidade de bois, estava fazendo chips de rastreabilidade de automóveis, mas não havia um incentivo do próprio Estado. Por sorte, o MCTI impediu o desligamento dos equipamentos e manteve a sala limpa intacta.. Se houvesse o desligamento, seria muito difícil recuperar”, assinalou Rezende.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia informou ainda que já foram feitas gestões junto ao Tribunal de Contas da União para interromper o julgamento relativo à liquidação do CEITEC até 2023 para aguardar a posse do novo governo. “Vamos pedir a reversão da liquidação. Tenho convicção que há tempo de recuperar o CEITEC”, insistiu.

Fonte: Convergência Digital