falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Fundação Roberto Marinho oferece curso sobre nova parabólica digital - Consecti

Fundação Roberto Marinho oferece curso sobre nova parabólica digital - Consecti

Notícias
31 janeiro 2023

Fundação Roberto Marinho oferece curso sobre nova parabólica digital

A Fundação Roberto Marinho e parceiros estão oferecendo um curso gratuito sobre a nova parabólica digital para instaladores profissionais, na medida em que avança a substituição das antenas tradicionais nos lares brasileiros.

O curso conta com cinco módulos que podem ser concluídos em cerca de duas horas. O conteúdo – que pode ser acessado neste link – passa pela montagem, equipamentos e ferramentas necessários, instalação da antena e cuidados para a manutenção das novas parabólicas.

A atualização das antenas é tema caro para a radiodifusão, visto os canais abertos cuja recepção está sendo migrada da banda C para a banda Ku. “A TV aberta está entre as opções mais populares de acesso a conteúdos informativos, educacionais e de entretenimento”, apontou a Fundação Roberto Marinho, em comunicado.

“A troca vai oferecer aos usuários uma maior velocidade na comunicação entre equipamentos eletrônicos, permitindo downloads e transmissões por streaming com recepção até cem vezes mais rápida que a habitual. Além disso, a nova parabólica digital garante melhor som, melhor imagem, melhor acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva e visual e uma transmissão livre de interferências”, completou a Fundação.

A troca das parabólicas é parte do processo de limpeza de 3,5 GHz, desencadeado com o leilão do 5G que destinou a faixa para serviços móveis. Entre famílias de baixa renda, a tarefa tem sido executada pela Siga Antenado com recursos da licitação espectro, contabilizando cerca de 25 mil instalações realizadas até janeiro. Para a população não beneficiada por programas sociais, a troca deve ser feita com recursos próprios.

Fonte: Teletime