falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Explode pressão por regulação da inteligência artificial nos EUA - Consecti

Explode pressão por regulação da inteligência artificial nos EUA - Consecti

Notícias
10 março 2023

Explode pressão por regulação da inteligência artificial nos EUA

A Câmara de Comércio dos Estados Unidos quer regulamentação da tecnologia de inteligência artificial para garantir que ela não prejudique o crescimento ou se torne um risco à segurança nacional, afastando-se da típica postura antirregulatória do grupo de lobby empresarial.

Embora haja pouco em termos de legislação proposta para IA, o programa de inteligência artificial de rápido crescimento ChatGPT, que atraiu elogios por sua capacidade de escrever respostas rapidamente para uma ampla gama de perguntas, levantou preocupações dos legisladores dos EUA sobre seu impacto na segurança nacional e Educação.

Um relatório da Câmara apresentado nesta quinta, 9/3, sustenta que os formuladores de políticas e líderes empresariais devem intensificar rapidamente seus esforços para estabelecer uma “estrutura regulatória baseada em risco” que garanta que a IA seja implantada com responsabilidade.

Diz, ainda, que a IA deve adicionar US$ 13 trilhões ao crescimento econômico global até 2030 e que fez contribuições importantes, como aliviar a escassez de enfermagem hospitalar e mapear incêndios florestais para acelerar a resposta dos funcionários de gerenciamento de emergência. O relatório enfatizou a necessidade de estar pronto para a onipresença iminente e os perigos potenciais da tecnologia.

O relatório afirma que dentro de 20 anos, “praticamente todas” empresas e agências governamentais usarão IA.
Produto de uma comissão sobre inteligência artificial que a Câmara estabeleceu no ano passado, o relatório é em parte um reconhecimento do papel crítico que a comunidade empresarial desempenhará na implantação e gerenciamento da IA, disse a Câmara.
Mesmo pedindo mais regulamentação, a Câmara tem o cuidado de alertar que pode haver amplas exceções à forma como a regulamentação é aplicada. “Em vez de tentar desenvolver uma estrutura regulatória de tamanho único, essa abordagem para a regulamentação da IA ​​permite o desenvolvimento de orientações e práticas recomendadas flexíveis e específicas do setor”, diz o relatório.
Fonte: Convergência Digital com informações da Reuters