falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

NIC.br tem 80 vagas em curso gratuito para Sistemas Autônomos - Consecti

Notícias
17 outubro 2021

NIC.br tem 80 vagas em curso gratuito para Sistemas Autônomos

NIC.br tem 80 vagas em curso gratuito para Sistemas Autônomos
Se você atua como provedor de acesso à Internet e pensa em se tornar um Sistema Autônomo (AS, na sigla em inglês) ou se já é, mas quer aprofundar o conhecimento sobre o tema, não pode perder essa oportunidade! O curso a distância de Boas Práticas para Sistemas Autônomos (BCOP) está com inscrições abertas para duas turmas no mês de novembro. Como mais uma das iniciativas do NIC.br oferecida a partir dos recursos advindos do registro de domínios .br, ele é oferecido gratuitamente aos participantes, que terão aulas teóricas e práticas sobre tópicos como: conceitos básicos e avançados de IPv6, plano de endereçamento, introdução ao roteamento, hardening de equipamentos, entre outros. O curso tem duração total de 40 horas e é direcionado ao pessoal técnico e gestores de TI de empresas que possuem registro de AS ou daquelas que oferecem conteúdos e serviços na Internet. “É um curso, em muitos aspectos, sem comparação no mercado. Oferece uma visão ampla sobre tecnologias, ferramentas e práticas necessárias para a operação de um Sistema Autônomo na Internet; é focado no aprendizado das melhores práticas operacionais, e não em configurações específicas para determinados produtos, tecnologias ou fabricantes de equipamentos. O BCOP tem um balanço perfeito entre teoria e prática de laboratório e, além de tudo, é gratuito”, enfatiza Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br. Oitenta vagas serão disponibilizadas em cada turma, mas para conquistar uma delas, é preciso passar pelo processo seletivo, baseado especialmente no minicurrículo, preenchido no momento da inscrição. Portanto, recomenda-se que o(a) candidato(a) dê atenção especial ao campo “Descreva seu conhecimento na área de Redes” – é nesse espaço que ele(ela) vai convencer os avaliadores de que está apto(a) a participar do curso. “Após essa formação, os profissionais estarão mais qualificados para operar tecnicamente um Sistema Autônomo, passando a conhecer as melhores práticas envolvidas nessa tarefa, e a entender com maior profundidade o funcionamento da Internet”, acrescenta Moreiras.
Por que se tornar um AS?

São muitas as vantagens que um provedor ganha ao se tornar um Sistema Autônomo. Além de um controle melhor sobre como sua rede está interligada ao restante da Internet, ele passa a ter mais possibilidades de redundância; a usar blocos de IP próprios, a participar de Pontos de Troca de Tráfego e a fazer peering com outras redes.

“Tudo isso, se bem aproveitado, contribui para que o provedor possa ter uma rede com maior qualidade, oferecendo uma experiência melhor para seus clientes e racionalizando também seus custos”, explica o gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

Importante destacar que não apenas provedores podem ser Sistemas Autônomos, mas outros tipos de organizações com redes suficientemente complexas, como órgãos do governo, tribunais, bancos, empresas de mídia, universidades, empresas de comércio, entre outras.

Anote na agenda

Turma 17 BCOP a distância

Data: de 8 a 12 de novembro de 2021

Inscrições: até 27 de outubro, pelo site: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop-ead/

Turma 18 BCOP a distância

Data: de 22 a 26 de novembro de 2021

Inscrições: até 10 de novembro, pelo site: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop-ead/

Fonte: Convergência Digital em 22/10/2021