falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Dia mundial da Internet: especialistas apontam os atuais desafios na regulação da rede - Consecti

Dia mundial da Internet: especialistas apontam os atuais desafios na regulação da rede - Consecti

Notícias
18 maio 2022

Dia mundial da Internet: especialistas apontam os atuais desafios na regulação da rede

No dia 17 de maio é comemorado como o dia mundial da Internet. A rede, em seus 34 anos de existência no Brasil, ao mesmo em que definiu boa parte da economia e atividade da sociedade nos dias de hoje, também trouxe novos desafios a serem enfrentados, como a garantia de direitos humanos fundamentais e manutenção de competição em mercados tidos como consolidados, como os de comunicações, reduzindo as assimetrias regulatórias entre teles e OTTs. Por isso, está na agenda a criação de regras e formas de minimizar alguns dos efeitos que essa tecnologia disruptiva trouxe.

Para saber quais são os desafios a serem superados, e como enfrentá-los, TELETME ouviu especialistas de diversos setores sobre os desafios colocados no atual cenário. A regulação de plataformas e a liberdade de expressão estão entre os principais desafios hoje colocados para estados e sociedade quando o assunto é Internet.

O pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) Jonas Valente, doutor em Sociologia da Tecnologia pela Universidade de Brasília, acredita que o atual problema a ser superado na Internet está nos monopólios digitais que hoje dominam boa parte dos serviços e receitas da rede, com sérios impactos para toda a sociedade.

Fonte: Teletime