falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Começa a valer nova estrutura do governo federal - Consecti

Notícias
24 janeiro 2023

Começa a valer nova estrutura do governo federal

Começa a valer nesta terça-feira, 24/1, a nova estrutura do governo federal, definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir deste dia, os 37 decretos de reestruturação publicados no Diário Oficial do dia 1º de janeiro de 2023 entram em vigor.

Durante esse período de 24 dias, foram realizadas as atividades necessárias para adaptação de estrutura física e a formalização da nova composição do governo federal, que passa a ser dividido em 37 ministérios. A reestruturação do Estado está sendo feita sem a criação de novos cargos.

Entre as novidades da nova configuração ministerial está a devolução do status de ministério a pastas como as secretarias especiais de Fazenda; de Produtividade, Competitividade; Assuntos Internacionais e Comércio Exterior; de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que antes integravam o Ministério da Economia. As estruturas agora compõem, respectivamente, os seguintes ministérios: Fazenda; Planejamento; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Também nesta terça saíram novas nomeações, notadamente para os quadros da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão. Além do secretário Rogerio Mascarenhas, a portaria traz indicações para os departamentos de Identidade Digital, de Infraestrutura de Dados Públicos, e Cooperação Federativa, entre outros.
Além da confirmação de Rogerio Souza Mascarenhas como Secretário de Governo Digital, o DOU traz os nomes de Luanna Sant’anna Roncaratti como Secretária Adjunta, Hudson Vinicius Mesquita para o cargo de Diretor do Departamento de Identidade Digital, Renan Mendes Gaya Lopes Dos Santos, para o cargo de Diretor do Departamento de Infraestrutura de Dados Públicos, e Danilo Marasca Bertazzi, como Chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa.
Fonte: Convergência Digital