falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Chuvas em Petrópolis rompem cabo e paralisam supercomputador Santos Dumont - Consecti

Chuvas em Petrópolis rompem cabo e paralisam supercomputador Santos Dumont - Consecti

Notícias
23 fevereiro 2022

Chuvas em Petrópolis rompem cabo e paralisam supercomputador Santos Dumont

As fortes chuvas que até esta quarta, 23/2, causaram duas centenas de mortes em Petrópolis-RJ também afetaram a infraestrutura da cidade. Pelo menos desde 17/2 o supercomputador Santos Dumont, localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica foi afetado pelo rompimento do cabo ótico que faz a conexão deste e outros pontos importantes da cidade.

Segundo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, responsável pela conecitividada das instituições, o trabalho de recuperação começou pelo supercomputador. “A conexão ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que abriga o supercomputador SDumont, foi restabelecida na terça-feira (22/2), através da recuperação parcial da Rede Metropolitana de Petrópolis (Remep), que foi severamente afetada pelas fortes chuvas, iniciadas na última terça-feira (15/2)”, esclarece a RNP em nota a esta Convergência Digital.

Segundo ainda a RNP, “desde o rompimento de seu cabo óptico em vários pontos da rede, a equipe de Engenharia da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vem trabalhando para retomar a conectividade ao LNCC. A recuperação da rede ainda é parcial e foi resultado de um esforço conjunto da RNP, da GO Telecom e da K2 TELECOM, parceiros na conexão de transporte e manutenção da rede metropolitana de Petrópolis .

O rompimento do cabo afetou várias outras instituições. “Além do LNCC, a rede atende a um campus da UFF, do CEFET, da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a Prefeitura Municipal e o Museu Imperial. A recuperação de toda a Rede Metropolitana (REMEP) será a longo prazo, devido à catástrofe ocorrida na cidade de Petrópolis, portanto a conectividade às demais instituições ainda não foi restabelecida. À medida que for possível avançar, não mediremos esforços para voltar a comunicação com todas as instituições da Redecomep.”

Fonte: Convergência Digital