falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Brasil refaz plano nacional de desenvolvimento de semicondutores - Consecti

Notícias
03 março 2022

Brasil refaz plano nacional de desenvolvimento de semicondutores

O Governo vai lançar um novo plano Nacional de Desenvolvimento de Semicondutores. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ao participar nesta terça-feira, 01/03, do Mobile World Congress 2022, que acontece em Barcelona.

“Refazer esse plano é muito relevante neste momento de crise no mundo, que estamos fazendo. E como ficamos com as patentes do CEITEC, por meio da ceitec, vamos unir a iniciativa à tecnologias como a de energia renovável”, afirmou Pontes.

O ministro admite que a ‘liquidação’ do CEITEC como foi proposto pelo ministério da Economia não era a melhor alternativa. “O CEITEC não fazia só o chip de boi. Eu não liquidaria, mas a Economia decidiu assim no PPI. Nós conseguimos ficar com a parte de pesquisa, inovação e patentes do CEITEC, com a Softex. Vamos voltar a atrair profissionais para o Brasil”, sustentou Pontes.

O presidente do Softex, Rubén Delgado, não quis dar prazo para a entidade assumir o CEITEC. “Gostaríamos de ser até o fim de março, para acontecer ainda na gestão de Marcos Pontes ( o ministro vai sair do governo para se candidatar a deputado federal pelo PL em São Paulo), mas não temos condições de dar uma data”, diz. A ideia é unir também o CEITEC à política de startups, também sob a gestão da Softex.

Fonte: Convergência Digital