falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Brasil possui mais de 30 mil escolas sem acesso à Internet - Consecti

Notícias
12 maio 2022

Brasil possui mais de 30 mil escolas sem acesso à Internet

Ao participar de evento na FGV-Direito em São Paulo nesta terça-feira, 10/05, o conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, defendeu a aplicação dos recursos do Fust para escolas em sinergia com outras políticas públicas. O conselheiro mostrou os primeiros dados do levantamento do cenário de conectividade das instituições, como reporta o portal Teletime.

O levantamento apura que há no Brasil um universo de 138.804 escolas públicas, das quais pouco mais de 30 mil não contam com acesso algum à Internet. “Desses, 15 mil são no Nordeste e 11 mil no Norte, o que infelizmente não é nenhuma surpresa para todos nós”, declarou Aquino. Ou seja: 88% das instituições de ensino sem conexão ficam nas duas regiões.

Os problemas também são maiores no interior do País. Por volta de 25,9 mil das escolas sem conectividade são rurais, o que representa 48% do total de escolas rurais e 86,2% do total de instituições sem a Internet. Em menor proporção (4,8% do total), também há falta de conectividade em 4,1 mil escolas urbanas – ou seja, 13,8% do total das instituições sem nenhum acesso.

Mesmo entre as conectadas, há problemas. Do total, 14% (19,5 mil) das escolas não contam com banda larga – ou seja, há conexões sem qualidade e que não permitem a aplicação pedagógica. A maior parte, 67% do total (ou 92,7 mil) das instituições não possuem laboratórios de informática. E mesmo considerando as escolas que têm banda larga, 57% (50,7 mil) não contam com laboratórios. Na avaliação do conselheiro da Anatel e presidente do GAPE, a ausência dessas instalações inviabiliza ou ao menos dificulta o uso pedagógico da Internet.

Fonte: Convergência Digital