falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

BNDES anuncia as 12 startups finalistas para o Demoday nesta terça-feira - Consecti

BNDES anuncia as 12 startups finalistas para o Demoday nesta terça-feira - Consecti

Notícias
22 fevereiro 2022

BNDES anuncia as 12 startups finalistas para o Demoday nesta terça-feira

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá promover nesta terça-feira, 22, o Demoday, evento que encerra o primeiro ciclo de aceleração da BNDES Garagem — Negócios de Impacto e apresenta as startups finalistas do programa, que desenvolveram soluções que corroboram para a resolução de desafios sociais ou ambientais e geram retorno positivo para a sociedade.

O evento, que será conduzido em parceria com o Consórcio AWL (formado por Artemisia, Wayra e Liga Ventures), tem ainda o objetivo aproximar os empreendedores(as) de impacto a potenciais investidores e parceiros.

Realizado de forma remota, gratuita, com vagas limitadas (por ordem de inscrição) e com transmissão ao vivo, o Demoday será aberto para aqueles que estiverem interessados em conhecer os negócios e suas soluções inovadoras, além de saber mais sobre os impactos do programa para os ecossistemas de empreendedorismo.

Conheça as 12 startups finalizadas e as soluções apresentadas:

. Startups de Tração
Central da Visão — Com um atendimento acolhedor em ambiente 100% digital, a startup desenvolveu soluções integradas de tecnologia, textos, vídeos e voz, que ajudam a a orientar pacientes na tomada de decisão para realizar uma cirurgia, visto que muitos deles nunca passaram nem por uma consulta particular. Com isso, os pacientes de menor renda e sem plano de saúde podem realizar uma cirurgia de visão segura e com preço mais acessível, em uma clínica particular. Eles oferecem pacotes completos de cirurgia até 40% mais baratos, com pagamento parcelado no cartão de crédito.

Lemobs – A startup criou o SIGELU, uma solução tecnológica composta por um conjunto de plataformas pensadas para a melhoria dos serviços públicos municipais, auxiliando no processo de transformação digital das cidades por meio de soluções de impacto. A plataforma integra módulos que atuam nos segmentos de alimentação escolar, saúde, meio ambiente, resíduos sólidos, fiscalização, zeladoria e obras, otimizando o trabalho dos agentes municipais, reduzindo o tempo de espera do cidadão e trazendo economias significativas ao município.

LiaMarinha – Desenvolve e aplica tecnologias ecológicas e sustentáveis para melhorar a qualidade das águas. A tecnologia não utiliza produtos químicos e não demanda energia elétrica, além de oferecer simples instalação e manutenção, o que proporciona baixo custo operacional para o cliente e melhores resultados na gestão da água.

ManejeBem – Trabalha junto a grandes empresas que desejam desenvolver comunidades agrícolas rurais. Por meio do aplicativo ManejeChat , a empresa facilita a assistência técnica rural de qualidade diariamente (online e presencial), sistematicamente coletando e monitorando a melhora de dados quanto a parâmetros sociais, ambientais e agronômicos (são mais de 300 parâmetros sujeitos a serem acompanhados), tendo como objetivo traçar planejamentos estratégicos de melhoria junto às comunidades. Com isso, geram melhorias agronômicas e, consequentemente, aumento de produção e de renda ao produtor. Para as empresas o benefício é voltado além do desenvolvimento da cadeia produtiva, é a materialização das ações ESG com responsabilidade social e ambiental, resultando em maior qualidade da produtividade e previsibilidade de matéria-prima.

Portal de Compras Públicas – Ela agrupa as oportunidades de vendas ao governo e as divulgam amplamente aos interessados, tornando os processos até 76% mais rápidos e 28% mais econômicos para o poder público. Com plataforma tecnológica intuitiva, suporte especializado e capacitação gratuita, o Portal tem o propósito de transformar o ecossistema de Compras Públicas, tornando-o mais competitivo, acessível e simplificado.

Recigases — A startup coleta o gás contaminado do mercado, regenera e revende esse gás com o mesmo padrão de qualidade, viabilizando a logística reversa desse resíduo. As soluções vão desde vender o gás, apenas, até a facilitação da gestão desses cilindros com a implementação de estações, pontos de coleta e gestão deles para os mantenedores/ prestadores de serviço.

Troca – Com um software próprio de gestão, engajamento e inclusão da diversidade, a startup ajuda as empresas a medir, sensibilizar, educar e incluir a diversidade em seu ambiente de forma efetiva e duradoura, para que tornem a diversidade de fato algo cultural.

. Startups de criação

Direito Ágil – A companhia desenvolveu o Maria da Penha Virtual, um aplicativo web que facilita o acesso da mulher em situação de violência doméstica à justiça e ampliar sua proteção. Tudo isso é feito por meio da automatização do pedido de medida protetiva de urgência e seu envio direto ao tribunal. O aplicativo foi implementado pelo TJRJ e TJPB e agora o grupo desenvolve o Módulo Prefeitura, voltado à otimização do encaminhamento da vítima e geração do cálculo do seu risco de vida para os serviços municipais dos centros de atendimento à mulher.

Luckie Tech – A startup desenvolveu um sistema completo com dispositivo, aplicativos e painel, que monitoram os sinais vitais da criança a cada 5 minutos, possibilitando que uma ação seja tomada quase que imediatamente ao ser detectada a intercorrência. Com isso, é possível tratá-la mais rapidamente, evitando que o estado da criança se torne mais crítico, aumentando assim a taxa de sucesso nos tratamentos. Além disso, os custos do tratamento de câncer infantil podem diminuir já que diminuem as internações nas UTIs.

Meu Pé de Árvore – Faz a intermediação de investimentos no plantio de árvores por agricultores familiares, viabilizando a restauração de ecossistemas na Amazônia por meio da recuperação ambiental e implementação de sistemas produtivos de baixo carbono. Estimula a produção agroecológica de alimentos e de produtos da bioeconomia Amazônica, proporcionando a manutenção de importantes serviços ecossistêmicos, como provisão de água, biodiversidade, fibras, polinizadores e sequestro de CO2.

Techtale – A startup ajuda terapeutas especializados em reabilitação pediátrica a treinar as habilidades motoras e cognitivas de seus pacientes, por meio de jogos, e-books e atividades customizáveis que podem ser ajustados de acordo com as habilidades dos pacientes, promovendo autonomia, qualidade de vida e inclusão.

Ver-o-Fruto — A startup transforma os caroços de açaí em novos produtos com base na economia circular. A partir do beneficiamento, o caroço é transformado em um meio filtrante capaz de transformar a água do rio em água potável, sendo possível eliminar as bactérias que estavam presentes na água.

Fonte: TI Inside