falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

BMW, Energy e WEG anunciam nova estratégia para ampliar a mobilidade elétrica no Brasil - Consecti

BMW, Energy e WEG anunciam nova estratégia para ampliar a mobilidade elétrica no Brasil - Consecti

Notícias
08 abril 2022

BMW, Energy e WEG anunciam nova estratégia para ampliar a mobilidade elétrica no Brasil

O Brasil terá ao menos 50% do mercado premium automotivo com propulsão elétrica no final da década, e a infraestrutura segue sendo desenvolvida para apoiar o futuro aumento de demanda de forma sustentável.

Após os resultados obtidos no protótipo de carga de veículos elétricos utilizando baterias usadas conectadas a painéis solares, uma nova parceria entre Energy Source, WEG e BMW Group Brasil foi firmada para o desenvolvimento de uma estação de recarga mais inovadora e inédita no mercado brasileiro: utilizando 18 módulos de painéis solares instalados na cobertura de uma garagem (Solar Carport) e 24 módulos de baterias usadas do BMW i3, modelo pioneiro da mobilidade elétrica no país, o sistema agora permite recarga rápida para veículos elétricos.

Por isso o título dado ao programa: “Back to life to take you further and faster” (“De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, em português). A novidade é um protótipo em testes ainda sem previsão de lançamento comercial e que foi instalado na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, SC.

A Energy Source aplicou um algoritmo que otimiza a seleção correta dos módulos das baterias usadas dos veículos elétricos. O algoritmo analisa e seleciona os módulos aptos a serem enviados para o processo de reuso “Second Life”, permitindo assim prolongar a vida útil destes em até dez anos. O banco de energia “Power Bank” da Energy Source armazena e monitora o estado dos módulos de baterias e está conectado a um gerenciador de energias WEG, que abastece uma estação de recarga rápida de 60kW, modelo WEMOB Station.

Além disso, o gerenciador de energias WEG conecta 18 painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando o abastecimento do Power Bank 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quando o banco de baterias está 100% abastecido, o excedente energético dos painéis solares é devolvido à rede elétrica visando, além de compensar, gerar créditos de Carbono (CO2).

Fonte: TI Inside