falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Aceleradores para inteligência artificial puxam alta de 29% em semicondutores - Consecti

Aceleradores para inteligência artificial puxam alta de 29% em semicondutores - Consecti

Notícias
21 dezembro 2023

Aceleradores para inteligência artificial puxam alta de 29% em semicondutores

Os aceleradores, usados ​​principalmente para aplicações de inteligência artificial, impulsionaram o mercado de semicondutores e componentes para servidores para uma alta de 29% ano a ano, no terceiro trimestre de 2023.Os sinais indicam que os acelereadores vão ultrapassar o mercado de CPU em receitas quase duas vezes em 2023.

“O mercado de componentes de sistemas de servidor e armazenamento está preparado para um crescimento de 11% no ano de 2023, impulsionado principalmente por aceleradores. Excluindo os aceleradores, prevê-se um declínio de 27% nas receitas, atribuído à redução da procura resultante de ajustes de inventário por parte de fornecedores de sistemas e fornecedores de serviços cloud de hiperescala para computação de uso geral”, afirmou Baron Fung, Diretor Sénior de Investigação do Grupo Dell’Oro.

“Olhando para 2024, prevemos um forte crescimento de dois dígitos na receita dos aceleradores. Além disso, as nossas previsões indicam uma recuperação abrangente no mercado em várias categorias, incluindo CPU, memória, unidades de armazenamento e placas de interface de rede (NICs), à medida que os fornecedores aumentam os seus inventários em antecipação à procura de servidores mais saudáveis. Juntamente com o crescimento unitário destas categorias de componentes, esperamos que os preços melhorem em conjunto com a maior procura e a transição para as plataformas de servidores da próxima geração”, explicou Fung.

Segundo o Relatório Trimestral de Semicondutores e Componentes de TI para Data Centers do 3T 2023, a NVIDIA liderou em receitas de componentes de servidores e sistemas de armazenamento no 3T 2023, impulsionada por aceleradores de GPU, seguida por Intel e Samsung. As receitas dos aceleradores estão a caminho de ultrapassar as receitas da CPU pela primeira vez em 2023, refletindo uma mudança em direção à computação acelerada.

As remessas de NIC diminuíram brevemente no primeiro semestre de 2023, mas voltaram a crescer no terceiro trimestre de 2023, impulsionadas pela maior adoção de portas de alta velocidade e NICs inteligentes, especialmente para computação acelerada.

Prevê-se que a receita da GPU atinja um crescimento de 70% em 2024. Embora a NVIDIA domine atualmente este mercado, desafios potenciais surgem de novas ofertas competitivas da AMD e da Intel, juntamente com o surgimento de aceleradores personalizados pelos provedores de serviços de nuvem de hiperescala.

Fonte: Convergência Digital