falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Usina de nitrogênio garante produção permanente do insumo aos produtores rurais acreanos - Consecti

Usina de nitrogênio garante produção permanente do insumo aos produtores rurais acreanos - Consecti

Giro nos estados
22 março 2023

Usina de nitrogênio garante produção permanente do insumo aos produtores rurais acreanos

A usina de nitrogênio líquido da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), ativada por meio de um termo de cooperação com a Universidade Federal do Acre (Ufac), produz insumo para conservação de material genético animal e atendeu mais de 500 produtores acreanos em 2022, fornecendo o produto ao preço de R$ 12 o litro, evitando prejuízos em altos custos com importação de outros estados, pois em casos de interrupção do tráfego na BR-364 por motivo de enchente do Rio Madeira, o produto chegou ao Acre, via aérea, pelo custo de R$ 100 reais o litro.

Usina da nitrogênio funciona por meio de parceria com a Ufac, impedindo que, em casos de interdição do acesso terrestre ao estado, o produto chegue via aérea ao preço de 100 reais o litro. Foto: cedida

Com a ativação da usina, em 2021, essa realidade mudou, pois o fornecimento do nitrogênio líquido aos produtores, em todos os períodos do ano, vem acontecendo a preços acessíveis.

O insumo produzido na usina de nitrogênio da Seagri conserva os sêmens e os embriões utilizados na reprodução animal. Portanto, atende as biotecnologias da reprodução para uma atividade que, naturalmente, agrega altos custos, por se tratar de espécies com genética de alto valor.

Segundo o chefe do Departamento de Agronegócio da Seagri, zootecnista Jalceyr Pessoa, desde a sua instalação, a usina atendeu 826 produtores. Ele esclarece que o produto está disponibilizado normalmente aos pecuaristas, mesmo diante da atual interdição da BR-364, que vem ocorrendo esta semana no trecho de Vila Extrema a Vista Alegre do Abunã. Portanto, está mantido o preço praticado na usina.

“A usina trouxe independência na produção e comercialização do insumo, garantindo preços estáveis para os nossos produtores”, finalizou Pessoa.

Fonte: Notícias do Estado do Acre