falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2022 com evento virtual nesta terça-feira, 1° de fevereiro - Consecti

Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2022 com evento virtual nesta terça-feira, 1° de fevereiro - Consecti

Giro nos estados
01 fevereiro 2022

Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2022 com evento virtual nesta terça-feira, 1° de fevereiro

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) inicia as atividades do semestre letivo 2022/1 nesta terça-feira, 1° de fevereiro, e como já é tradição, realiza a Semana Integrada, com programação especial para toda a comunidade acadêmica. O evento ocorre nesta terça e quarta-feira, 1° e 2, de forma virtual, com transmissões via YouTube e Google Meet, oferecendo uma vasta programação.

As aulas seguem no formato remoto, no período de 1° a 13 de fevereiro, e a retomada presencial das atividades, em todos os câmpus, será no dia 14 de fevereiro.

Segundo os organizadores, a Semana Integrada 2022/1 será um momento de alinhamento institucional e preparação para as demandas do ano letivo. “Costumamos dizer que é a oportunidade de organizar internamente nossos processos para bem desenvolver nossas atividades”, declara a diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional, professora doutora Arlenes Spada. Neste ano, segundo ela, o desafio maior é a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023/2027).

“Deseja-se um PDI arrojado, dinâmico, atento ao que aprendemos nos últimos tempos, focado nas necessidades observadas em cada um dos cinco câmpus, em suas comunidades e suas regiões, além de incorporar as inovações que o mercado de trabalho tem requisitado dos nossos alunos”, defende a professora.

Arlenes Spada recomenda que, para isso, será necessário “compreendermos onde queremos chegar e envidar esforços para alcançar esse objetivo”. Ela enfatiza que a Semana Integrada marca o início desse planejamento e do trabalho colaborativo, em que toda a comunidade acadêmica é convidada a refletir qual Unitins deseja para os próximos cinco anos.

Para a coordenadora de Formação Continuada da Unitins, professora Luzinete Moreira de Oliveira, a Semana Integrada 2022/1 pontua o início do planejamento estratégico, materializado no PDI, uma construção coletiva que resultará da análise e das reflexões acerca do papel da Unitins, enquanto uma universidade que chama para si a responsabilidade de impulsionar o desenvolvimento regional, impactando positivamente a comunidade tocantinense.

“Em nossos encontros semestrais, reservamos momentos para renovar ou atualizar as práticas e os conhecimentos pedagógicos por meio de capacitação; planejar o semestre; socializar procedimentos e orientações; compartilhar experiências, dentre outras atividades relacionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências”, explica a professora, convidando a todos para participar deste momento de reflexão e integração.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca que a Semana Integrada reúne todos os docentes, coordenadores, equipe de técnicos administrativos que apoiam a academia para discutir e planejar o semestre letivo de 2022/1, além das discussões do novo PDI, que vai envolver toda a comunidade acadêmica. “Tenho certeza de que será um ótimo semestre letivo, com grandes conquistas. Foram muito boas, tanto a matrícula dos calouros quanto a rematrícula dos veteranos, o que mostra mais uma vez, que teremos um semestre de sala cheia, o que valida a credibilidade da Unitins para o desenvolvimento do Tocantins e toda a região Norte do país”, conclui.

Fonte: Governo do Estado do Tocantins