falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Treinamento técnico em comportamento animal na USP de Ribeirão Preto - Consecti

Treinamento técnico em comportamento animal na USP de Ribeirão Preto - Consecti

Giro nos estados
04 agosto 2022

Treinamento técnico em comportamento animal na USP de Ribeirão Preto

Uma bolsa FAPESP de treinamento técnico nível três (TT-3) em comportamento animal foi aberta pelo projeto “A evolução da plasticidade e o dimorfismo entre as castas em sociedades de insetos”. O prazo de inscrição se encerra no dia 12 de agosto de 2022.

Com atividades exercidas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), o projeto estuda a ocorrência da plasticidade das castas na função do papel reprodutivo em várias espécies de formigas, vespas e abelhas, usando uma combinação de técnicas genômicas, microscopia confocal e fluorescência e experimentos comportamentais associada à ecologia química.

O bolsista será responsável por manipular colônias de abelhas sem ferrão, fazer observações e análises comportamentais em abelhas e vespas, utilizar protocolos para extração e análise em cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, preparação em imuno-histoquímica e microscopia confocal.

Os interessados devem enviar link do currículo Lattes, histórico da graduação completo e carta de interesse para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Fábio Santos do Nascimento (fsnascim@usp.br), colocando “Inscrição Bolsa TT3” no campo de assunto. Candidatos com recomendações de professores ou pesquisadores terão prioridade no processo seletivo.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5316.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.412,80 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência Fapesp