falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Startups apoiadas pelo Governo do Maranhão conquistam reconhecimento nacional - Consecti

Startups apoiadas pelo Governo do Maranhão conquistam reconhecimento nacional - Consecti

Giro nos estados
11 maio 2022

Startups apoiadas pelo Governo do Maranhão conquistam reconhecimento nacional

Quatro startups maranhenses foram selecionadas para participar do Bossa Summit, um dos maiores eventos do país dedicado a startups e investidores, realizado em abril, na capital paulista. Os projetos maranhenses ganharam a oportunidade de serem expostos a representantes de algumas das maiores marcas do Brasil e do mundo, juntamente com centenas de outros empreendedores.

Três das iniciativas maranhenses são resultado de participação do programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora do Maranhão. Ele é fruto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Além de promover um espaço para a consolidação de novos investimentos , o Bossa Summit também ajuda na formação dos empreendedores, por meio de palestras com profissionais de renome em suas respectivas áreas. Alexandre Fernandes é CEO da Farm Inbox, uma empresa de soluções tecnológicas para cultivo de hortifruti em regiões urbanas, que surgiu através do programa Centelha. Para ele, o evento foi uma grande oportunidade para se aperfeiçoar e fazer novos contatos. “Nada disso seria possível se a gente não tivesse participado dos projetos coordenados pela Fapema”, agradeceu.

Além da Farm Inbox, outras duas startups impulsionadas pelo Centelha tiveram as despesas pagas pela organização do evento para participar do Bossa Summit: A Marasenses, que desenvolve sabonetes com o uso de nanotecnologia, e a Hempense, que é a primeira startup do país dedicada ao desenvolvimento de produtos cosméticos à base de Cannabis e estudos técnico-científicos sobre a planta.

Mauricio Sá, coordenador de Empreendedorismo e Inovação da FAPEMA, comemorou o destaque das startups maranhenses no evento. “A participação de empresas do Centelha MA em um dos maiores eventos de Venture Capital da América Latina evidencia claramente a qualidade do que está sendo entregue pela nossa equipe no programa aqui no estado” explicou Maurício.

As inscrições para a segunda edição do programa Centelha já foram encerradas no dia 20 do mês passado. O número de inscrições aponta o avanço no desenvolvimento do ecossistema de inovação no Maranhão. Foram 437 submissões de projetos, o segundo maior número de inscrições do programa no Nordeste e o sexto maior do Brasil.

 

Fonte: FAPEMA