falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

SICT e INOVA RS - Serra e Hortênsias promovem evento na Festa da Uva - Consecti

SICT e INOVA RS - Serra e Hortênsias promovem evento na Festa da Uva - Consecti

Giro nos estados
08 março 2022

SICT e INOVA RS – Serra e Hortênsias promovem evento na Festa da Uva

A secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, participou da abertura do evento Inova RS Summit, promovido pelo ecossistema regional de inovação (ERI) da Serra e Hortênsias articulado pelo programa INOVA RS, da SICT. O evento faz parte da programação da Festa da Uva e ocorre no espaço Solo da Inovação, dentro dos pavilhões em Caxias do Sul.

Fazendo coro às demais autoridades que participaram do cerimonial de abertura – entre elas o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Caxias de Sul, Elvio Gianni, e Fernando Bertotto, presidente da Festa da Uva – Simone ressaltou a importância de ter um espaço dedicado à inovação dentro de uma das festas mais tradicionais do Estado.

–  A energia deste pavilhão é contagiante, e é um espaço que ajuda as pessoas a tangibilizar e se aproximar da inovação e entender que inovação não é apenas tecnologia – comemorou Simone.

A secretária adjunta aproveitou a oportunidade, ainda, para comentar sobre os programas e ações realizadas pela SICT, apontando como os demais programas da secretaria auxiliam no fortalecimento das conexões existentes e fomentadas pelo programa INOVA RS, considerado um programa guarda-chuva da SICT.

A programação de painéis do Palco Sebrae X na tarde desta quarta-feira de cinzas, 2/03, foi inteiramente promovida pelos gestores de Inovação e Tecnologia que trabalham na articulação e promoção do ERI da região Serra e Hortênsias e recebeu o nome de Inova Summit.

-
O espaço Solo da Inovação foi palco para o Inova RS Summit – Foto: Fernanda Araújo

 

O evento teve transmissão ao vivo pela página da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia no Facebook.

Confira aqui a programação dos painéis:

Painel 1: Sistema de Inteligência Turística 

Painel sobre o processo de especialização inteligente, as perspectivas de inovação no turismo em âmbito global e os destinos turísticos inteligentes no Brasil.

Painelistas: Bárbara Rangel (Ministério do Turismo), Eduardo Lorea (Wakalua Brasil) e Alessandro Dalla Santa Andrade (Líder executivo do projeto no Ecossistema Regional de Inovação Serra e Hortênsias).

Painel 2: Marco Regulatório em Ecossistemas de Inovação 

Painel sobre desafios e soluções do marco regulatório e lançamento do Fórum permanente de boas práticas em inovação na Serra Gaúcha.

Painelistas: Everaldo Daronco (SICT RS), Luiz Fernando Krieger (PGE RS) e do Escritório de Regulação UCS, os professores Luiz Eduardo Abarno da Costa e Pablo Luis Barros Perez.

Painel 3: Geotecnologias em Estruturas de Governo 

Painel sobre o uso das informações geográficas em estruturas de governo, a experiência do GeoCaxias e o planejamento socioambiental integrado na Serra Gaúcha.

Painelistas: Eng. Cláudio Ruschel (Ms. Ciência da Computação), João Uez (Sec. Urbanismo de Caxias do Sul) e Arq. Urbanista Carlos Pedone (UCS).

Painel 4: Inovação, Sustentabilidade e Sociedade 5.0 

Painel sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a viabilidade de soluções por meio da cultura de inovação, bem como a resolução de problemas socioambientais em ecossistemas de inovação na sociedade 5.0.

Painelistas: Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira (PPGDIR UCS), Dra. Aline Figlioli (Consultora em Gestão de Ambientes de Inovação), Reginaldo Pereira (Unochapecó), César Panisson (TecnoUCS) e Marlene Santos (UERGS)

Painel 5: Desafios e oportunidades da inovação aberta na Viticultura 

Painel sobre os desafios para a implantação da cultura de inovação aberta na “quádrupla hélice” do setor vitícola, aspectos de propriedade intelectual e gerenciamento de riscos legais, o processo de ideação ágil e eficaz e a importância da estrutura organizacional interna eficiente no setor.

Painelistas: Shana Sabbado Flores (IFRS), Janine Basso Lisboa (AgroDTech), Tiago Mignoni (Sec. Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Flores da Cunha) e Philippe Mevel (Enólogo-chefe Chandon Brasil).

Painel 6: Mercado de Jogos Eletrônicos na Serra Gaúcha 

Painel sobre o mercado de jogos eletrônicos na Serra Gaúcha, o Metaverso e ambientes de realidade virtual e suas aplicações nas áreas estratégicas do INOVA RS.

Painelistas: Marcelo Fardo (UCSLabQA) e Pedro Bocchese (Trino Polo – UniFtec).

Fonte: SICT RS