falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

SICT celebra conquistas dos 2 anos do INOVA RS e avanços de seus programas em evento - Consecti

SICT celebra conquistas dos 2 anos do INOVA RS e avanços de seus programas em evento - Consecti

Giro nos estados
13 dezembro 2021

SICT celebra conquistas dos 2 anos do INOVA RS e avanços de seus programas em evento

A fim de reconhecer as conquistas, celebrar as vitórias e apresentar os resultados do trabalho do ano de 2021, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-RS) promoveu, na terça-feira (30), o Evento Anual de Avaliação e Reconhecimento do programa INOVA RS.

Dando abertura ao evento, o secretário Luis Lamb fez a entrega de certificados de reconhecimento aos departamentos da secretaria: Assessoria de Comunicação; Assessoria Jurídica; Assessoria Técnica de Gestão e Inovação; Gabinete; Direção-Geral; Departamento Administrativo; Departamento de Ambientes de Inovação; Departamento de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia e Departamento de Gestão da Inovação.

No período da manhã, os programas da SICT trouxeram convidados e apresentaram sua trajetória e seus resultados. O programa GameRS trouxe o convidado Orlando Fonseca, vice-presidente da ADjogos RS. O momento foi apresentado por Maria Giovana Schaeffer, coordenadora do programa, e André França, diretor do departamento de Gestão da Inovação. Também mediado pela dupla, o programa Startup Lab promoveu um debate com Thomas Job Antunes, diretor do Instituto Hélice, e Alexandre Wolf, gerente de TI da Fruki. Na sequência, foi a vez do Techfuturo, apresentado por André França. O programa trouxe os convidados Anderson Pires, da 2metric, e Alexandre Matte Jr. ,da Aniger). Já o programa TEC4B – Tecnologia para Negócios trouxe Marcos Dillenburg, CEO da Novus. Seguido a estes, foi o momento de Produtos Premium e Educar para Inovar apresentarem, na sequência, as suas conquistas, os seus resultados de 2021.

Para fechar a manhã, o Tesouro do Estado, na pessoa do subsecretário Bruno Jatene e do subsecretário adjunto Eduardo Lacher, apresentou o programa Inovação no Tesouro.

A parte da tarde ficou reservada para a programação do INOVA RS. Em um primeiro momento os gestores de Inovação e Tecnologia dos oito Ecossistemas Regionais de Inovação – “Serra e Hortênsias”, representado por Silvia Nunes; “Metropolitana e Litoral Norte”, representado por Aline Jansen; “Sul”, Taynara Domingues; “Produção e Norte”, representada por Bárbara Fritzen; “Vales”, representada por Thomas Schmidt; “Noroeste e Missões”, representada por Cleber Graef; “Central”, representada por George Canfield e “Fronteira Oeste e Campanha”, representado por Fernanda Araújo e Marcelo Feres – apresentaram os resultados das suas regiões. As apresentações foram mediadas pelo diretor do departamento de Ambiente de Inovação, Everaldo Daronco.

Na sequência, ocorreu o painel “Desafios e oportunidades nos ecossistemas de inovação: inspirações de Goiás, Bahia e Minas Gerais”, com Lidiane Abreu, superintendente de inovação tecnológica da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás; Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, e Paulo Vítor Guerra, sócio-diretor Executivo do IEBT. A conversa foi mediada pelo secretário adjunto, Ricardo Bastos.

Em seguida, o diretor Everaldo Daronco apresentou ações do INOVA RS desenvolvidas no ano de 2021 e tornou pública a Trilha 2022.

Para fechar a tarde, foi feito o reconhecimento dos Ecossistemas Regionais de Inovação. Os certificados foram entregues aos gestores de Inovação e Tecnologia de cada região pelo secretário Lamb, pelo secretário adjunto Bastos e pelo diretor Daronco.

Planejando o INOVA RS 2022

Dando continuidade às ações de encerramento do ano, o Departamento de Ambientes de Inovação (DEAI/SICT) realizou, no dia 01/12/2021, uma oficina de planejamento do INOVA RS 2022, envolvendo as equipes do Núcleo INOVA RS e os 24 gestores de Inovação e Tecnologia que atuam nos oito Ecossistemas Regionais de Inovação do Estado. As atividades aconteceram com o apoio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que recebeu os integrantes em seu campus de Porto Alegre.

Durante todo o dia, os participantes trabalharam na construção de propostas de ações que ajudem o programa a superar desafios-chave em 12 linhas temáticas, envolvendo prospecção de recursos financeiros, estruturação de parcerias interestaduais, fomento à inclusão e diversidade nos projetos, construção de indicadores, entre outros.

Durante as atividades da oficina, a equipe recebeu a visita do secretário Luis Lamb, que sinalizou entusiasmo após a apresentação dos resultados de avanço dos projetos dos ecossistemas no Evento Anual. Ao final do dia, os gestores apresentaram os resultados das construções em grupo ao diretor Everaldo Daronco e ao coordenador Diego Silva.

Fonte: SICT RS