falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Sict alinha fomento ao setor de semicondutores com Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica no RS - Consecti

Sict alinha fomento ao setor de semicondutores com Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica no RS - Consecti

Giro nos estados
12 maio 2023

Sict alinha fomento ao setor de semicondutores com Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica no RS

“Nós somos o estado com maiores condições, no Brasil, de capitanear o desenvolvimento de semicondutores e nos tornarmos referência no setor”, disse a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, em reunião de alinhamento com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), nesta quinta-feira (11). O objetivo do encontro foi apresentar as ações que a pasta tem desenvolvido e pensado para o fomento de semicondutores.

Simone iniciou a reunião explicando o planejamento estratégico da Sict para o período que se estende de 2023 a 2026, em que o setor de semicondutores foi disposto como estratégico, ao lado de agronegócio e saúde. Portanto, há duas ações sendo desenvolvidas para envolver atores da área e desenvolver a economia gaúcha.

Em um primeiro momento, será lançado um edital de capacitação, com recursos do Tesouro, para formação de mão de obra de projetistas de circuitos qualificados. Em um segundo momento, será lançado um programapara o fomento do setor, que já está sendo pensado por um grupo de trabalho(GT) transversal liderado pela Sict. O GT conta com a participação do Gabinete do Governador, da Secretaria da Fazenda, da Casa Civil e daSecretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Participaram da reunião o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes, o vice-presidente da ABINEE, Régis Sell, o executivo-regional da ABINEE, Oscar Kronmeyer, e o gestor de projetos da ABINEE, Antonio Costa Sobrinho.

Fonte: SICT RS