falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Setec visita sede da primeira indústria de óleos vegetais amazônicos do Amapá - Consecti

Setec visita sede da primeira indústria de óleos vegetais amazônicos do Amapá - Consecti

Giro nos estados
19 maio 2023

Setec visita sede da primeira indústria de óleos vegetais amazônicos do Amapá

Foto: Kelison Neves / Setec
Instituições científicas e de pesquisa do Amapá visitam sede da Amazonly. Empresa desenvolve a bioeconomia no estado

Nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) junto com órgãos estaduais e federais visitaram a sede da Amazonly para conhecer como a empresa vem desenvolvendo produtos, no Amapá, a partir da bioeconomia.

“O primeiro objetivo é fazer com que as instituições, do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, ajudem a consolidar a nova economia da Amazônia: a bioeconomia. O segundo objetivo é fazer com que esse ecossistema ajude, em particular, a consolidar esta empresa, para que ela possa funcionar em escala, fornecendo óleos essenciais, de espécies amazônicas, para o mercado nacional e internacional”, destacou Edivan Barros, gestor da Setec.

A Amazonly é uma empresa de processamento e beneficiamento de óleos e manteigas de vegetais da Amazônia como, por exemplo, andiroba, pracaxi, açaí, tucumã, cupuaçu e outros. Tem como propósito verticalizar a cadeia de produtos amazônicos e fomentar as indústrias farmacêutica, de cosméticos e de alimentos.

A empresa começou a operar no estado em 2020 com a proposta de criar um empreendimento inovador no Amapá. Para tanto, a Amazonly procurou apoio do Sebrae, que desde início ajudou na construção da marca, criação da identidade visual até a formatação do plano de negócio.

De acordo com o Sebrae, a empresa recebeu auxilio imediato, pois identificaram que ela tinha um grande potencial para se desenvolver no Amapá. “A grande proposta de valor da Amazonly é trabalhar os bioativos da Amazônia e traduzir isso em produtos, sejam eles fármacos, cosméticos ou alimentos, por isso, até hoje continuamos com a parceria, que ocorre por meio de consultorias e missões internacionais”, frisou Josseli Pantoja, gestora de projetos de startups e bioeconomia do Sebrae.

Para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Amapá (Embrapa), que é uma instituição vocacionada para o desenvolvimento da bioeconomia no estado, conhecer a Amazonly mostra que as pesquisas e estudos realizados sobre extrativismo vegetal amazônico estão surtindo efeito e gerando resultados.

“A Embrapa está no Amapá desde o final dos anos de 1970, trabalhando com os produtos de interesse do estado do Amapá e do estuário do rio Amazonas. Desde o início, a gente já percebia o potencial e biodiversidade da Amazônia e do Amapá. Então, é com bastante alegria que a gente ver o desenvolvimento da bioeconomia no estado”, ressaltou Wardsson Lustrino Borges, pesquisador da Embrapa.

A empresa Amazonly avaliou como positiva a agenda com diversos órgãos científicos, de pesquisa e de fomento, que apoiam o desenvolvimento da bioeconomia no Amapá.

“Foi muito agradável a ideia da Secretaria da Ciência e Tecnologia para a realização desta visita. Nós conseguimos contar um pouquinho da nossa história, contar um pouquinho do que a gente planeja a curto, médio e longo prazo, e envolver todas essas instituições. Isto possibilita que, ao invés de sairmos do estado para desenvolver produtos, a gente possa realizar todo processo da bioeconomia aqui no Amapá”, pontuou Cláudio Balducci, CEO da Amazonly.

Além da Setec, Embrapa e Sebrae, participaram da visita representante da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB/AP), Associação de Empresas de Tecnologia do Amapá (Amapatec) e Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).

Fonte: SETEC AP