falecom@consecti.org.br
(11) 3718-6515 (61) 97400-2446

Seminário internacional organizado pela UFRR realiza debate sobre futuro da urbanização e migração em Roraima - Consecti

Seminário internacional organizado pela UFRR realiza debate sobre futuro da urbanização e migração em Roraima - Consecti

Giro nos estados
07 dezembro 2021

Seminário internacional organizado pela UFRR realiza debate sobre futuro da urbanização e migração em Roraima

Com o objetivo de iniciar uma discussão local com perspectivas internacionais, para pensar e propor ideias em relação ao futuro da cidade de Boa Vista e demais localidades de Roraima, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) organizou o Seminário Internacional – Urbanização e Migração no Norte do Brasil. O evento foi nesta quinta-feira (2), no Salão Nobre da Reitoria.

Essa foi uma iniciativa conjunta da Universidade com a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e Aalto University (Finlândia), com apoio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Crint) da UFRR. O evento ocorreu de forma híbrida, com alguns palestrantes e convidados presencialmente e com participação on-line.

Houve também a presença de um grupo diversificado de profissionais das áreas de planejamento urbano, vinculados à Academia, como professores de Aalto University e Harvard University (Estados Unidos), além de autoridades políticas, como o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, e pessoas atuantes dentro do Sistema ONU (Organização das Nações Unidas). 

Segundo o diretor do Centro de Ciência Humanas (CCH) da UFRR, João Carlos Jarochinski Silva, esse evento vinha sendo pensado desde maio deste ano, com a participação dos cursos de Geografia, Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da instituição. 

“No debate, foram apresentadas diversas propostas sobre perspectivas de integração na cidade para fins de melhoria de espaço, com apoio de profissionais que têm domínio, e fazendo uso de dados. Além disso, foi apontada a necessidade de incluir novos atores nas políticas de desenvolvimento do município e a busca de novas experiências, como esse debate”, explicou o diretor. 

A reunião teve a participação on-line de cerca de 150 pessoas, entre a comunidade acadêmica da UFRR, Finlândia, ACNUR e do poder público. Houve também o apoio de tradutores do português para inglês e do inglês para português. 

Eweline Monteiro, coordenadora de Relações Internacionais da UFRR, afirmou que o evento superou as expectativas pela visibilidade local e o interesse da comunidade no tema. Destacou ainda o papel da Crint no auxílio de logística do evento, com o acompanhamento on-line dos comentários dos participantes.  

“Vimos que as pessoas avaliaram muito bem o seminário e deixaram comentários elogiando o trabalho dos tradutores, a contribuição para novas experiências abordando questões sobre integração de imigrantes e a participação dos palestrantes. Também parabenizaram a UFRR e as outras instituições e ainda solicitaram a realização de mais eventos como esse”, disse. 

A coordenadora esclareceu que, como resultado desta primeira ação, pretende-se dar continuidade às tratativas com as organizações envolvidas (ACNUR, AALTO University, UFRR e Prefeitura de Boa Vista), a fim de futuramente realizar a assinatura de um acordo de cooperação internacional. 

Fonte: UFRR