falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Sedetec/SE atinge nota 10,0 na avaliação de transparência do TCE - Consecti

Sedetec/SE atinge nota 10,0 na avaliação de transparência do TCE - Consecti

Giro nos estados
25 janeiro 2023

Sedetec/SE atinge nota 10,0 na avaliação de transparência do TCE

 

 

Conforme relatório de avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) atingiu nota máxima (nota 10.0) no ranking Métrica/Matriz de Fiscalização da Transparência Pública. A Sedetec foi um dos quatros órgãos estaduais da administração direta que atingiram esta nota em 2022. A avaliação é considerada elevada em comparação com outros órgãos da Administração Pública, em todas as esferas executivas.

A ação é conduzida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop), e verifica nos portais se são disponibilizadas informações como receita, despesa, licitações e contratos e recursos humanos, além de serviços de informação ao cidadão (SIC), ferramentas de acessibilidade, entre outras. A metodologia de trabalho utilizada segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Para o secretário José Augusto Pereira de Carvalho, a nota reflete o trabalho sério e transparente exercido pela Sedetec. “Cumprimos as recomendações da legislação vigente e as orientações dos órgãos de fiscalização, seguindo as diretrizes do Governo e oferecendo serviços e informações de forma segura, objetiva e transparente. Além disso, temos um cuidado também com as reivindicações específicas da Lei da Transparência e de Acesso à Informação, sempre buscando o enriquecimento técnico para atender aos anseios da população, dos empresários e demais interessados no Estado de Sergipe”, destaca.

Observando o desenvolvimento no índice, que mede o nível de transparência, a Sedetec alcançou nota 9,7 em 2019, chegando à nota 10,0 em 2020 e 9,8 em 2021. “Temos mantido sempre uma média muito positiva neste índice, que é o mais importante indicador de transparência do Estado”, finaliza.

Acesse aqui o relatório da Sedetec.