falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Sedetec representa Sergipe na 27ª edição do Encontro Anual da Indústria de Química - Consecti

Sedetec representa Sergipe na 27ª edição do Encontro Anual da Indústria de Química - Consecti

Giro nos estados
14 dezembro 2022

Sedetec representa Sergipe na 27ª edição do Encontro Anual da Indústria de Química

Durante a manhã desta segunda-feira (12), o superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes, participou da 27ª edição do Encontro Anual da Indústria de Química (ENAIQ). O superintendente foi convidado para representar o estado e discorrer sobre a importância da química nos projetos de Petróleo e Gás existentes no estado, com ênfase Sergipe Águas Profundas (SEAP).

O evento, realizado em São Paulo, foi aberto ao público em geral, com transmissão no canal da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), realizadora do evento. Na programação constavam apresentações e debates com representantes do Governo Federal, dirigentes da indústria química e setores diversos da indústria nacional, acadêmicos, além da divulgação de dados referentes ao desempenho do setor em 2022.

Em sua explanação Marcelo Menezes falou sobre as oportunidades do estado, visto que Sergipe é visto como referência para os próximos anos, no setor de petróleo e gás natural. “O projeto do SEAP prevê uma oferta de gás a partir de 2027 e 18 milhões de metros cúbicos de gás. Já temos um protocolo assinado entre o Governo do Estado com a Petrobras para a comercialização antecipada desse gás, visando a atração de empresas que venham a consumi-lo. O volume disponível é mais do que todo o nordeste consome hoje. Então, o estado de Sergipe tem trabalhado na questão da regulação e dos incentivos fiscais para tornar tudo isso realidade”, pontuou.

O superintendente executivo também destacou a questão dos fertilizantes, um dos focos do Governo do Estado. “Nós tivemos uma interação muito próxima com a Unigel durante a retomada da Unigel Agro Sergipe. A unidade foi a primeira consumidora livre de gás do Brasil, graças a um esforço, também do Governo, em promover toda a mudança necessária na legislação para tornar isso realidade”, disse.

Marcelo Menezes também destacou o Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), que atende a Celse/Eneva. “A Transportadora Associada de Gás (TAG) está iniciando a obra de um gasoduto de 14 milhões de metros cúbicos de gás, que poderá suprir qualquer localidade pela conexão deste terminal à malha”, informou.

Além da participação de Marcelo Menezes, o evento foi dividido em painéis e com diversas palestras e participação dos CEO’s das grandes empresas da área da química no Brasil.

Após as apresentações, houve a entrega do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2022 e das medalhas das Olimpíadas de Química.

Acesse aqui o link no Youtube e confira o evento na íntegra.

Fonte: SEDETEC SE