falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Sedetec promove ações que auxiliam setor do agronegócio e empresarial durante ‘Sergipe é Aqui’ - Consecti

Sedetec promove ações que auxiliam setor do agronegócio e empresarial durante ‘Sergipe é Aqui’ - Consecti

Giro nos estados
30 março 2023

Sedetec promove ações que auxiliam setor do agronegócio e empresarial durante ‘Sergipe é Aqui’

Um dos principais pilares da economia sergipana, o agronegócio, movimenta uma cadeia produtiva que envolve desde o pequeno produtor até empresas exportadoras alocadas no estado. Atentando-se à manutenção de políticas públicas que contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento desta cadeia de produção, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), promove ações que influenciam diretamente na dinâmica deste setor. Uma mostra dessas ações foi apresentada à população de Propriá durante a realização da segunda edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada na quarta-feira, 22 de março.

De acordo com o coordenador do laboratório de água do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Cleuber Henrique, as atividades desenvolvidas pela instituição auxiliam os trabalhadores do campo, por meio da oferta de serviços de baixo custo.

“O ITPS é uma autarquia do Governo, nós temos vários laboratórios de solos onde lá fazemos análises para fertilidade de solos, para diversos fins de plantação. Temos o laboratório de água que faz análises de potabilidade, piscicultura, e diversos outros laboratórios como o microbiologia e análises foliar”, explicou.

Em Propriá, a população pode obter informações sobre esses serviços e conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas. O criador de gado da cidade de Canhoba, José Rosivaldo dos Santos foi um dos cidadãos que foi se informar sobre o assunto na área destinada à Sedetec e suas vinculadas. “Atuo auxiliando no desenvolvimento da propriedade e participar de ações como essa, onde temos acesso ao conhecimento é fundamental”, destacou.

Outras orientações

O sistema Sedetec participou da segunda edição do Sergipe é aqui com todas as suas vinculadas prestando informações à população de Propriá e região. Além da Secretaria e do ITPS, participaram a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do estado de Sergipe (Fapitec), a Sergipe Gás (Sergas), o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), que disponibilizaram orientações às pessoas que compareceram a sala.

Além das informações voltadas para o agronegócio, a Codise prestou esclarecimentos sobre concessão de apoio financeiro, creditício, locacional e/ou fiscal a empreendimentos da iniciativa privada, considerados necessários e prioritários para o desenvolvimento do Estado de Sergipe; a Fapitec ofereceu atendimentos relacionados à informações sobre concessão de bolsas de fomento a execução de projetos, desde o ensino fundamental à pós-graduação, nos principais programas de atuação; a Sergas orientou sobre ligação de novos usuários e demais serviços ofertados pela companhia.

O Sergipetec, por sua vez, orientou sobre elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisas em energias renováveis e sustentabilidade, cursos, oficinas e treinamentos diversos, entre outras ações. Já a Jucese forneceu informações sobre o ‘Portal Agiliza Sergipe’ e todo o ambiente digital para empresas.

Secretário da Sedetec, Valmor Barbosa lembrou que o ‘Sergipe é aqui’ é uma forma de trazer os órgãos do Governo para perto da população, oferecendo serviços e informações que as pessoas, muitas vezes, não têm tempo de ir buscar na capital.

“Esta é uma iniciativa significativa do governador Fábio Mitidieri e tende a ser muito produtiva para todos os municípios e regiões em que passar. Aqui em Propriá, por exemplo, temos uma região de economia forte e um distrito industrial, administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), que possui indústrias instaladas e geram emprego e renda para a população. A presença do ‘Sergipe é aqui’ nessa região é muito importante”, completou.

Fonte: SEDETEC SE