falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Secti/PE é reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação Pública - Consecti

Secti/PE é reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação Pública - Consecti

Giro nos estados
25 maio 2023

Secti/PE é reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação Pública

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) se torna uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação Pública de Pernambuco (ICT-PE Pública). O reconhecimento está na Portaria Secti nº 058 de 22 de maio de 2023, publicada no Diário Oficial de Pernambuco (DOE) desta terça-feira (23.05). No documento consta a garantia ao órgão estadual da ampliação das possibilidades de aceleração da inovação por meio da atuação da Usina Pernambucana de Inovação, hub de inovação do Estado.

Com a novidade, a secretaria passa a garantir de forma simplificada os processos de bolsas, convênios e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), permitindo mais eficiência, agilidade e transparência nas atividades do órgão, além de alavancar ações de internacionalização para o fortalecimento da inovação. “Estamos entusiasmados com a criação do Colegiado de Diretorias, responsável por conduzir os processos diários de inovação. Essa instância colegiada, composta por nosso valioso time, nos permitirá tomar decisões conjuntas sobre o direcionamento de recursos da ICT”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

Com isso, a Secti-PE conquista a posição de um órgão ainda mais confiável fortalecendo as suas capacidades de inovação e colaboração com outros atores do setor. O item permitirá ainda a destinação de recursos para promoção de iniciativas de formação e divulgação da cultura de inovação, com o objetivo de estimular a cooperação entre instituições públicas, privadas e organizações sociais. Conforme a Portaria em seu Art 4º, será constituído pelo colegiado da Secti/PE o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) para gerir a política de inovação, que terá apoio e orientação técnica da Usina Pernambucana de Inovação.

Fonte: SECTI PE