falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Sectet realiza aula inaugural do curso Técnico em Mecânica de Aeronaves no Pará - Consecti

Sectet realiza aula inaugural do curso Técnico em Mecânica de Aeronaves no Pará - Consecti

Giro nos estados
12 maio 2022

Sectet realiza aula inaugural do curso Técnico em Mecânica de Aeronaves no Pará

Uma das 10 alunas do curso Técnico em  Mecânica de Aeronaves, Ana Clara Lopes de Araújo, 19 anos, se sente privilegiada em fazer parte da turma e garante que vai aproveitar a oportunidade com empenho. “Dou minha palavra que irei me esforçar,  me dedicar e fazer o meu nome”, disse momentos antes de assistir à aula inaugural do curso realizada na noite desta sexta-feira (6), no auditório do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

O curso Técnico em Mecânica de Aeronaves é ofertado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior,  Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com o Graesp e a Escola Paraense de Aviação Civil. Este é o primeiro curso de mecânica de aeronaves em nível técnico de iniciativa pública das regiões Norte e Nordeste.

Capacitação 
Representando a titular da Sectet,  Edilza Fontes, o diretor de Ensino Técnico e Tecnológico da Secretaria, José Leôncio Siqueira, destacou a importância do curso e o grau de empregabilidade dos profissionais ao final da formação. “O governador Helder Barbalho acredita que o ensino profissionalizante é o grande diferencial competitivo para o desenvolvimento econômico deste estado. Vocês serão grandes profissionais e muitos já sairão do curso empregados”, disse o diretor.

O chefe de manutenção do Graesp, tenente-coronel Armando Silva e Souza, enfatizou a oportunidade ímpar que os alunos estão tendo. “Este é um curso de investimento considerável. O governo do estado enxergou a necessidade da aviação paraense e possibilitou a vocês essa formação que perpassa por várias áreas do conhecimento. Aproveitem ao máximo essa oportunidade que muitos não puderam ter”, ressaltou.

A aula inaugural foi proferida por Carlos Maneschy, formado em engenharia mecânica e professor da Universidade Federal do Pará. “Esse curso é carregado de grande simbolismo. É uma oportunidade singular de capacitação que vai permitir a vocês alterarem o curso da realidade que é o desemprego, um dos problemas do país que o Governo do Pará enfrenta ofertando formação à sua população”, enfatizou o professor Maneschy.

Seleção
Os alunos selecionados passaram por um processo de seleção em que se inscreveram 473 candidatos. Depois da análise de documentos,  120 foram chamados para entrevista e 50 foram aprovados.  O curso é ministrado pela Escola de Aviação Civil e tem duração de dois anos e seis meses.

Fonte: SECTET PA