falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Secretário Jaime Calado se despede após três anos à frente da Sedec RN - Consecti

Secretário Jaime Calado se despede após três anos à frente da Sedec RN - Consecti

Giro nos estados
05 abril 2022

Secretário Jaime Calado se despede após três anos à frente da Sedec RN

O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, convidou membros das sete Câmaras Setoriais do RN para uma reunião conjunta nesta quinta-feira (31), na qual apresentou um balanço dos trabalhos realizados pela secretaria nos últimos três anos de gestão e apontou ações estruturantes para nortear uma nova alavancada no desenvolvimento do estado. A ocasião marcou a despedida do secretário à frente da Sedec e da presidência das Câmaras, que criou e instalou desde 2019 ao assumir a pasta. Calado irá se descompatibilizar na próxima sexta (1).

O secretário destacou a importância da nova política de desenvolvimento econômico adotada na gestão da governadora Fátima Bezerra. “Desde o início, a governadora Fátima Bezerra tem conduzido sua gestão com base no diálogo com os empresários. Eu vim para essa secretaria para aproximar o empresariado do governo e o governo do empresariado, e é exatamente isso que fizemos”, disse.

O secretário destacou a importância da reformulação dos incentivos fiscais, em especial do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi), que recuperou a competitividade do estado, possibilitou investimentos e a criação de empregos e ainda fomentou a Ciência, a Tecnologia e a Inovação. “Quando criamos o Proedi fizemos questão de incluir uma cota para recuperar o fundo da Ciência, Tecnologia e Inovação, que estava zerada e sem fonte nenhuma de recursos, e assim a Fapern voltou à vida”, relembrou Jaime. “Também reativamos o Conselho da Ciência e Tecnologia, o Coneciti, que não se reunia desde 2013, e incluímos o “i”de Inovação, porque não tinha, e é isso que o RN precisa e que as empresas precisam, Inovação.

“A Inovação hoje, virou pauta nacional, muita coisa avançou e agradeço a cada um de vocês”, disse Gilton Sampaio, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) que também está se descompatibilizando. “Antes o controle interno [da Fapern] não funcionava, o Coneciti não funcionava, não rodavam os processos […]. Hoje é gratificante ver todos os processos e projetos rodados, que já são próximos a cem. Nesses dois anos e meio a três anos todos os processos foram apreciados neste Conselho e por isso agradeço a vocês”.

O presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Amaro Sales, agradeceu o apoio do secretário Jaime Calado. Ele relembrou que a governadora Fátima Bezerra procurou a Federação ainda enquanto candidata e que, após eleita, parabenizou a chefe do executivo pela escolha de Jaime para a pasta. “Liguei também pra você parabenizando pelo seu nome, porque a gente fica preocupado em encontrar um secretário que tenha uma boa interlocução com o setor produtivo, mas foi isso que aconteceu com você no comando da Sedec. Todos os assuntos pautados para a indústria do Rio Grande do Norte, você, a governadora, todas as secretarias, a Federação sempre é bem recebida, sempre bem tratada e isso é o que a gente precisa, desamarrar as dificuldades para que a gente possa ter um estado próspero”, enfatizou.

Em sua última apresentação como presidente das Câmaras Setoriais, o secretário enumerou seis ações estruturantes, que chamou de “Pilares para o Desenvolvimento Sustentável do RN”, incluindo os estudos para instalação de um porto-indústria multiuso, a reativação de ramais ferroviários, a construção e ativação dos canais do Mato Grande, Apodi e Mendubim, a consolidação do Parque Tecnológico Augusto Severo – PAX, a criação de um Polo de Energias Renováveis e a um projeto para levar conexão de alta velocidade e instalação de câmeras inteligentes a todos os municípios do estado. O material foi disponibilizado em folder, que chegou em primeira mão aos participantes da reunião.

Cerca de quarenta pessoas participaram do encontro, que ocorreu de forma híbrida. Após reunião, Calado confraternizou com os colegas e agradeceu o apoio da equipe durante os três anos que esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico.

Fonte: SEDEC RN