falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Secretarias discutem políticas de desenvolvimento econômico de RR - Consecti

Secretarias discutem políticas de desenvolvimento econômico de RR - Consecti

Giro nos estados
06 abril 2023

Secretarias discutem políticas de desenvolvimento econômico de RR

“A cada ano o nosso Estado vem avançando, atraindo mais investidores”, destacou Grangeiro.

Dando continuidade a Regulamentação da Lei Complementar n° 323/2022 que criou o Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima (ZEE-RR), o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), se reuniu com representantes dos Grupos de Trabalho, nesta terça-feira, 4, no auditório da instituição.

Na oportunidade, foram apresentadas as minutas que tratam sobre a infraestrutura para o escoamento da produção regional, implementação dos planos de gestão territorial e ambiental das terras indígenas, assistência técnica rural, ciência e tecnologia, licenciamento ambiental, além do desenvolvimento mineral, turístico e florestal. “A Seadi tem subsidiado a construção de políticas públicas com a elaboração de normativas correlatas a gestão e planejamento territorial, possibilitando ações econômicas, sociais, culturais, ambientais a longo prazo, favorecendo o desenvolvimento constante da população roraimense”, destacou Cintia Castro, coordenadora do ZEE-RR.

O diretor técnico da Faperr, professor Carlos Borges, reforçou que a instituição está desenvolvendo diversos projetos de apoio e fomento à pesquisa em Roraima, no âmbito produtivo. “Hoje, o ZEE-RR é uma realidade concreta, onde buscamos resultados promissores. Dessa forma, a Faperr tem idealizado programas que beneficiarão também a Agricultura Familiar e Indígena, sendo eles o projeto de solos e de recursos hídricos incluindo o mapeamento das nascentes, bem como o uso racional da água. Estes programas serão coordenados por professores qualificados em pesquisa juntamente com estudantes. Os resultados destes trabalhos também serão apresentados para a sociedade civil com a possibilidade de discutirmos questões primordiais sobre a evolução produtiva, entre outros projetos”, comentou.

Para o secretário Márcio Grangeiro, o Governo de Roraima tem tomado decisões importantes no planejamento de políticas concernentes ao uso da terra e sua conservação. “Segmentando o Plano Roraima 2030, a cada ano o nosso Estado vem avançando, atraindo mais investidores, consolidando a regularização fundiária, favorecendo a segurança jurídica, trabalhando a questão ambiental, também alinhando com as comunidades indígenas ações confiáveis para os povos roraimenses seguirem em frente apostando num futuro com a geração de conhecimentos, com a manutenção de projetos e pesquisas de desenvolvimento para todos, sobretudo, respeitando os costumes, as tradições e os saberes”, concluiu o titular da Seadi.

Além dos servidores da Seadi, a reunião contou com a participação de profissionais do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), SEI (Secretaria Estadual do índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa), Desenvolve Roraima, Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) e Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Fonte: Seadi RR