falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Secitece recebe cientista que liderará instalação da unidade do Instituto Pasteur no CE - Consecti

Secitece recebe cientista que liderará instalação da unidade do Instituto Pasteur no CE - Consecti

Giro nos estados
20 março 2023

Secitece recebe cientista que liderará instalação da unidade do Instituto Pasteur no CE

 

Caroline Passaes é brasileira mas contribui como pesquisadora na França; cientista já está em solo cearense

O Ceará passará a contar com uma plataforma do Instituto Pasteur, a ser instalada no município do Eusébio em parceria com a Fiocruz. Para liderar o processo de implantação, uma pesquisadora foi escolhida: Caroline Pereira Bittencourt Passaes. A cientista já está em solo cearense e recebeu, nesta quarta-feira (15/3), as boas-vindas da secretária Sandra Monteiro, durante reunião no gabinete da titular da Secitece.

Caroline é brasileira, mas contribui como pesquisadora na França, como integrante do Instituto Pasteur, onde finalizou seu pós-doutorado e atua desde 2012. Durante a reunião na Secitece, a cientista estava acompanhada dos pesquisadores da Fiocruz Odorico Monteiro e Ilka Vilardo, e ainda de Nacer Boubenna, representante da Embaixada da França no Brasil para ações de Ciência e Tecnologia.

A secretária Sandra Monteiro apresentou o panorama dos equipamentos voltados à área de pesquisa e inovação em saúde no Estado. “Atualmente, contamos com equipamentos importantes, a exemplo do Instituto do Câncer do Ceará, do Hospital São José e, em fase de construção, o Hospital Universitário da Uece, além de três laboratórios NB3 na Unifor, UFC e Lacen. Nossa política de Estado é a da integração desses instrumentos e os colocamos à disposição da nova plataforma do Instituto Pasteur, que deverá contribuir significativamente com a pesquisas em saúde em nosso Estado”, ressaltou a titular da Secitece.

A instalação da plataforma do Instituto Pasteur vai acelerar o desenvolvimento, pela Fiocruz Ceará, de pesquisas e insumos para o tratamento de doenças crônico-degenerativas (incluindo câncer e esclerose múltipla), o que poderá tornar o tratamento mais acessível à população.

O representante da Embaixada da França no Brasil, enfatizou que o país europeu está investindo muito para trazer a expertise “de ambos os lados” da pesquisadora Caroline. “Acredito que também é uma forma de estreitar os laços entre Brasil e França e criar um projeto comum entre os países para a pesquisa em saúde. Estamos muito felizes de termos Caroline à frente desse projeto”, pontuou Nacer Boubenna.

O pesquisador da Fiocruz Ceará Odorico Monteiro, ressaltou a importância que o governo cearense tem dado às  áreas de educação e saúde, vistas como uma política de Estado estratégica, e que tem servido de exemplo para ações nacionais em ambas as áreas.

Caroline disse estar “bastante impressionada com os investimentos em ciência, tecnologia e educação no Ceará e os avanços que o Estado conquistou mesmo com a pandemia”. Para ela, “conhecer toda essa estrutura vai ser fundamental para promover a integração entre os parceiros e criar mais oportunidades para todos”.

Também estiveram presentes na reunião, a pesquisadora da Fiocruz Ceará, Ivana Barreto e assessora de Cooperação com a França do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Ilka Vilardo.

Fonte: SECITECE