falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

SC oferece formação em tecnologia gratuita - Consecti

Giro nos estados
08 fevereiro 2022

SC oferece formação em tecnologia gratuita

Tem interesse em trabalhar na área da Tecnologia? A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está apoiando cursos de formação profissional em todas as regiões de Santa Catarina. Confira abaixo qual opção melhor se encaixa no seu perfil:

O Entra21 é um tradicional programa de capacitação para a área de tecnologia que já formou mais de cinco mil alunos em Blumenau e no Vale do Itajaí. E, neste ano, vai dar mais um passo para capacitar novos profissionais: com as modalidades on-line e ensino à distância (EAD), será ampliado para todo o Estado de Santa Catarina.

O curso terá três modalidades: presencial, com aulas ministradas em Blumenau, com 300 vagas; on-line, com aulas ao vivo, com 300 vagas; e EAD, com aulas gravadas. Todos os alunos que se inscreverem e não forem selecionados para as turmas presenciais e on-line poderão fazer o EAD. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio.

O programa é uma iniciativa do Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft) com o apoio da prefeitura de Blumenau. Desde 2006, quando iniciou, conta com o Governo do Estado, através da Fapesc, como principal financiador. Neste ano, a fundação vai destinar R$ 2 milhões para ampliação do programa, que passa a ser oferecido para todo o estado.

Já o DEV-TI é uma parceria da Fapesc com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e nove universidades catarinenses, que oferecerão os cursos. Para isso, receberão mais de R$ 4 milhões da Fapesc. A Acate irá atuar para fazer a ponte entre os alunos e o mercado de trabalho.

Para participar dos cursos é preciso ter 16 anos ou mais e ter cursado ou estar cursando  o Ensino Médio. Há cursos presenciais, on-line e híbridos.

O Programa de Apoio a Curso de Formação de Desenvolvedores para Tecnologia de Informação – TI no Ecossistema de Inovação de Santa Catarina é a primeira ação desenvolvida pelo grupo de trabalho SC+TEC, criado pelo Governo do Estado para buscar soluções para o déficit de profissionais na área de tecnologia da informação. Além da Fapesc, também fazem parte do SC+TEC a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Estado de Administração, a Secretaria de Estado da Fazenda, o Gabinete do Chefe do Executivo e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Por último, apresentamos o Qualifica +, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de qualificar profissionais nas áreas de tecnologia da informação. São 362 vagas para Santa Catarina. Podem participar pessoas acima de 16 anos completos e que já tenham completado o Ensino Médio.

Fonte: Fapesc (adaptada)